O Google AdWords, principal plataforma de anúncios da web, recebeu recentemente uma atualização que engloba mudanças na interface, adiciona novos recursos e modifica inclusive o nome da ferramenta: agora é apenas Google Ads.
A plataforma de anúncios do Google é atualizada constantemente, visando melhorar a experiência de criação e acompanhamento das campanhas. Porém, a modificação do mês de Julho foi mais profunda e as novidades vindas com ela você confere a seguir:
Nova Interface do Google Ads
O layout foi completamente adaptado a fim de agregar praticidade no momento de verificar e fazer alguma alteração nas campanhas. Veja as mudanças na interface:
– Antiga
– Nova Interface
O novo Google Ads também ganhou uma nova home page, na qual constam dados estratégicos que possibilitam insights:
Campanhas Smart
Voltada para pequenos negócios, a Campanha Smart usará a tecnologia machine learning para otimizar ao máximo as prioridades da empresa. Caso sua prioridade seja receber ligações telefônicas, por exemplo, o software encontrará maneiras de complementar essa estratégia, buscando torná-la o mais eficaz possível.
Orçamento Diário
O orçamento diário diz respeito ao investimento diário alocado num anúncio. Em dias que este anúncio está mais popular, ou seja, está recebendo mais cliques, o próprio Google Ads permite que esse orçamento seja ultrapassado para gerar mais conversões. É um mecanismo que procura otimizar o seu orçamento para o melhor cenário possível.
O valor ultrapassado, anteriormente, era de cerca de 30% do investimento diário. Se o seu orçamento diário fosse de R$ 10, o máximo que ele chegaria seria R$ 13.
Porém, até mesmo um pouco antes dessa grande atualização, o Google Ads passou a permitir usar um valor duas vezes maior do que o orçamento diário. Logo, o mesmo investimento diário de R$ 10 pode se tornar R$ 20, num dia de alta popularidade.
Mas, e aí? O Google simplesmente pode estourar meu orçamento mensal, alterando o orçamento diário? Esse é o X da questão: não! Existe uma regra para limitar o investimento e impedir que os gastos extrapolem:
Nunca será cobrado mais do que o número médio de dias de um mês (cerca de 30,4) multiplicado pelo seu orçamento diário.
“Suponhamos que você tenha definido seu orçamento para R$ 5,00 por dia e que seu ciclo de faturamento seja de 30 dias. Durante o mês, você observa que as cobranças variam. Em alguns dias, a cobrança é de R$ 2,00 e, em outros, de R$ 10,00. Mas no final do mês, as cobranças não excedem R$ 152,00 (que é o orçamento de R$ 5,00 multiplicado pela média de 30,4 dias por mês). Assim, embora os custos de sua campanha tenham ficado acima e um pouco abaixo de seu orçamento de R$ 5,00 de um dia para o outro, no fim do mês, você receberá uma cobrança dentro do orçamento planejado.”
Resumindo, a própria ferramenta do Google Ads diminuirá o orçamento diário em outros dias para compensar o aumento prévio em outros.
Como citamos anteriormente, as plataformas Google são constantemente atualizadas, mas não de forma tão ampla. Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de conceitos de Marketing Digital – inscreva-se na newsletter.
Sobrou alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas.