Credibilidade, autoridade e organização. Esses são alguns dos aspectos que boas apresentações institucionais transmitem aos clientes. Conheça a importância delas!
A apresentação institucional, ou apresentação corporativa, é a maneira mais profissional de apresentar a sua empresa a potenciais clientes de maneira organizada, atraente e, acima de tudo, persuasiva. Afinal, muitas vezes é ela quem irá abrir portas para um futuro contato.
A seguinte situação é muito rotineira: quantas vezes você já se deparou com uma apresentação institucional que não transmitia muito profissionalismo? Geralmente, essas apresentações estão com hierarquia de informação desorganizada, não seguem a identidade visual da empresa e contém informações em excesso que, muitas vezes, não são importantes para este tipo de material.
Se esse for o caso da apresentação institucional que a sua empresa tem usado, é hora de refletir: ela pode ser o motivo crucial para você perder ou ganhar clientes. Mas não se preocupe! Se você chegou até aqui, esse é o momento de virar o jogo e conhecer alguns dos aspectos mais importantes para a sua apresentação institucional ser um sucesso!
Organize as informações fazendo uma estrutura de apresentação
É normal que, em um primeiro momento, você queira colocar tudo sobre a sua empresa na apresentação institucional. Mas antes de seguir esse instinto, coloque-se no lugar do cliente ou potencial cliente e pergunte-se: o que é de fato importante que ele saiba sobre a minha empresa?
Nesse momento, já é possível esboçar uma estrutura, um esqueleto da apresentação com os tópicos que deverão ser explorados, por exemplo: capa; introdução com algum argumento persuasivo (talvez apresentando as dores que o cliente pode ter, algo que ele leia, se identifique e queira continuar), a solução desta dor (a sua empresa), história ou “quem somos”, diferenciais, produtos ou serviços, segmentos atendidos, clientes, depoimentos de clientes, call to action (geralmente é um “entre em contato”).
É claro que esta é uma estrutura básica que não necessariamente se encaixa na necessidade de todas as empresas, mas é um bom começo para que você entenda o que é importante ser colocado na apresentação. É tudo sobre Hierarquia de Informação: comece com tudo que for mais importante, construa o restante a partir daí e deixe de fora o que não é essencial.
Transforme sua estrutura em textos
Com a estrutura feita, é hora de começar a redigir os textos. Geralmente, pensamos que este material é usado em apresentações presenciais. Mas ultimamente, as apresentações institucionais costumam ser um material digital que é enviado ao potencial cliente ou baixado por ele no site da empresa.
De uma forma ou de outra, o texto deve ser o mais conciso possível, objetivo e direto. Isso, claro, sem nunca perder o tom de voz adotado pelo seu negócio. Você pode saber mais sobre este tema no artigo “Conceito Criativo: o primeiro passo para sua empresa se destacar no oceano da concorrência”.
Com textos mais objetivos, as chances da sua apresentação institucional ser lida na íntegra é ainda maior. Não vai alugar o tempo do seu cliente com textos longos!
Na criação do layout, siga a identidade visual da sua empresa
É sobre consistência! Se a sua empresa tem uma identidade visual, por que não segui-la? Ela é essencial para que o seu cliente bata o olho nos seus materiais e saiba que aquilo é da sua empresa. Seguir a identidade visual também dá à apresentação institucional um senso maior de organização e, claro, de profissionalismo.
Lembre-se que a apresentação institucional deve transmitir também autoridade, ou seja, a sua empresa sabe do que está falando! E para maximizar essa ideia, uma apresentação com um layout interessante, leve e instigante é fundamental.
Com a combinação de estrutura bem montada, textos objetivos e com conteúdos que interessem sobre sua empresa e layout organizado, pronto: você já tem uma bela fórmula básica de sucesso para sua apresentação institucional!
Nada melhor do que contar com profissionais para o desenvolvimento da sua apresentação institucional. Fale com a Actwork!
A Actwork tem uma vasta experiência na criação de apresentações institucionais e pode ajudar a sua empresa a ter o material ideal para esta e outras finalidades.
Acesse o nosso site www.actwork.com.br, conheça nossas redes sociais, veja nosso portfólio e entre em contato para saber mais sobre tudo que o nosso marketing pode fazer pelo seu negócio.