Veja, no artigo de hoje, as principais causas de baixos resultados em Marketing Digital, o tornando ineficiente.
Ao investir em Marketing Digital, a primeira coisa que vem à mente são os resultados, é claro. É preciso que as estratégias deem certo, atraiam mais leads e gerem mais conversões – essa é a expectativa de quem contrata soluções digitais.
Entretanto, por vezes ouve-se de empresários e gestores que o “marketing não tem surtido efeito”, logo, os investimentos na área são cortados e a empresa deixa de contar com esse serviço em seu dia a dia.
Mas, afinal, o que faz ter resultados baixos em Marketing? Veja as principais causas:
Comunicação
A comunicação é importantíssima em qualquer setor de uma empresa e a falta dela é uma das causas da ineficiência do Marketing. É necessário que os profissionais da área tenham as informações certas para serem assertivos nas estratégias digitais. Isso acontece devido as diferenças de segmento para segmento e do posicionamento de cada marca. Portanto, avalie a comunicação.
Planejamento
O Marketing Digital é uma mistura de muitas variáveis e conceitos. E, para aplicar tudo isso integralmente, é imprescindível haver um planejamento completo.
- Quem são os seus consumidores?
- O que eles gostam e o que não gostam?
- Quais são seus maiores desafios e objetivos?
Esse tipo de pergunta revela algumas chaves para planejar onde alocar seus recursos e como interagir com seu público. O ideal é contar com profissionais experientes na área de Marketing para essa tomada de decisão, pois, caso contrário, seus investimentos podem não surtir o resultado esperado.
Estratégias e Acompanhamento
As estratégias são, basicamente, a consequência do planejamento e são elas que te permitirão alcançar os objetivos. Devem estar adequadas ao posicionamento da marca e seu modelo de negócio, buscando gerar mais conversões possível.
Mais do que isso, uma das boas práticas relacionadas ao Marketing é acompanhá-las de perto, fazendo medições, análises e mudando o tom da linguagem de uma peça ou de um post quando necessário. São vários testes feitos aos poucos a fim de atestar a efetividade de cada investimento.
Um dos erros mais comuns que afeta os resultados em marketing digital negativamente é deixar de acompanhar as estratégias, no mínimo, semanalmente.
Existem ferramentas específicas para isso, como o Google Analytics, por exemplo. Através dela obtém-se informações relevantes, como o tempo de permanência em seu site e quantos cliques seus anúncios tiveram. Esses dados podem ser transformados em tabelas, para serem comparados futuramente.
Para resumir, o Marketing Digital é um estudo contínuo de uma empresa, do mercado em que ela atua e de seu público. Ele exige:
Planejamento integrado;
Conhecimentos técnicos;
Comunicação eficaz; e
Análise constante das estratégias que estão sendo colocadas em prática.
A falta de um deles pode causar resultados abaixo do esperado!
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