Como conhecer o seu público-alvo?

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Definir o público-alvo é uma tarefa fundamental para qualquer empresa que deseja criar um planejamento de marketing digital efetivo. Além de direcionar as estratégias, conhecer os potenciais clientes ajuda na redução de custos.

Essa compreensão também é fundamental para identificar a aceitação de produtos oferecidos. Se a sua marca não conhece os consumidores, como poderá aperfeiçoar seus serviços?

Entender o comportamento e as características das pessoas que te procuram, na tentativa de resolver algum problema, é o primeiro passo para construir e fortalecer laços com os consumidores.

Por isso, todos os detalhes e informações sobre os prospects são importantes. Não basta identificar apenas a classe e a faixa-etária. Se você quiser concentrar as suas forças em um público de forma assertiva, terá que reunir dados mais completos. A seguir, veja algumas dicas:

– Pesquisar sobre o seu ramo de atuação é o primeiro passo para definir seu público-alvo. É essencial conhecer todos os detalhes do segmento que pretende atingir.

– Não confunda as suas preferências com as dos clientes. O objetivo é agradar aos prospects e não a satisfação pessoal.

– Tenha um perfil de clientes como principal foco de suas ações e não esqueça de elaborar um plano de comunicação e marketing que tenha compatibilidade com o seu target e metas.

– Ouça as pessoas! Aproveite todos os contatos para procurar entender quais são suas reais necessidades. Preste atenção em todos os detalhes e observações. Caso o consumidor não esboce nenhuma reação ou não interaja com você, pergunte o que poderia melhorar e mostre-se interessado por ele e por sua opinião.

Lembre-se: quanto mais detalhes você souber sobre seu público, mais chances de conquistar clientes entusiastas. Veja quais perguntas devem ser feitas para criar a sua buyer persona!

25 Perguntas que você deve responder para definir o seu público-alvo

definir público alvo

buyer persona é a representação do seu cliente ideal. Portanto, ela precisa ser criada com base nos consumidores e não na sua imaginação. E a melhor forma de descobrir isso é entrevistando cada um dos seus clientes atuais.

Diante deste contexto, veja as perguntas que você deve fazer para o seu público com o objetivo de atendê-los melhor:

1 – Qual o sexo?

2 – Qual a Idade?

3 – Qual o estado civil?

4 – Tem filhos?

5 – Onde está localizada (onde mora)?

6 – Qual a formação?

7 – Qual a profissão?

8 – Qual é o tamanho de sua empresa?

9 – Quais habilidades a função exige?

10- Como é a sua rotina?

11 – Que ferramentas usa diariamente para trabalhar?

12 – Quais são as suas principais responsabilidades?

13 – Como interage e pesquisa seus fornecedores?

14 – Como se informa? O que ele lê?

15 – Possui redes sociais? Quanto tempo fica em cada uma delas por dia?

16 – Por que a persona procura uma solução como a sua?

17 – Quais são as prioridades?

18 – Qual o principal problema?

19 – Que resultados espera?

20 – Como descreve uma experiência bem sucedida?

21 – O que impediria o cliente de adquirir o seu produto/ serviço?

22 –  Quais os critérios de decisão de compra?

23 – O que seria um diferencial?

24 – Qual o papel do vendedor na decisão?

25 – É o responsável pelas tomadas de decisão financeira em seu atual trabalho?

É possível que o seu negócio tenha mais de um perfil de buyer persona. Por isso, crie quantos forem necessários. O mais importante é reunir o maior número de informações possíveis sobre os seus potenciais clientes.

Não esqueça de levar em consideração esses dados na hora de montar o seu planejamento de comunicação e marketing digital. Se preferir, procure o auxílio de uma agência de marketing! Continue acompanhando o nosso blog!

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