O recente estudo B2B Marketing Mix Report 2021 do Sagefrog Marketing Group mostrou que um dos principais objetivos de marketing dos CMOs em todo o mundo em 2021 é a criação de lideranças pensantes que estimulem o debate de ideias para geração de conteúdo exclusivo.
Essa é uma tendência latente que demonstra a importância do Content Marketing, ou marketing de conteúdo, nos dias de hoje – mais de 70% das empresas utilizam em suas ações de marketing.
O que é Content Marketing?
O Content Marketing é uma estratégia de marketing que busca gerar resultados para a empresa por meio da entrega de conteúdo para seus clientes. A ideia é sempre oferecer conteúdo de qualidade, original, relevante e que crie conexões reais entre a empresa e seu público.
Portanto, esses resultados não precisam ser necessariamente ligados à comunicação (engajamento, curtidas, etc.), mas também na criação de novos contatos e negócios, retenção de clientes, conhecimento da marca e mais.
De acordo com pesquisas do CMI – Content Marketing Institute – localizado em Cleveland nos EUA, as empresas que fazem Content Marketing buscam 3 principais objetivos: aumento de vendas, redução de custos e fidelização de clientes.
Empresas não-midiáticas como criadoras de conteúdo
Hoje não existe mais a ideia de que apenas empresas midiáticas (jornais, televisões, rádios, ect.) possam gerar conteúdo. O Content Marketing rompeu essa barreira e as empresas não-midiáticas também atuam como desenvolvedoras de conteúdo.
A diferença é que elas precisam pensar em certos aspectos quando forem planejar, criar e divulgar o conteúdo, pois ele faz parte de uma estratégia de marketing que precisa estar alinhada à organização. É preciso considerar:
- Objetivos que estejam de acordo com a comunicação e metas da empresa.
- A definição do público-alvo.
- A criação do conteúdo de qualidade, original e exclusivo que tenha elementos de storytelling e truthtelling.
- A forma como esse conteúdo será distribuído pensando nos leitores humanos e nos algoritmos do Google.
- As métricas para mensurar os resultados da ação.
As tendências do Content Marketing
A Worldstream, empresa norte-americana de soluções em propaganda, perguntou para experts da área quais seriam as grandes tendências do marketing de conteúdo para 2021 e 2022, e as respostas foram as seguintes:
Comunidades de conteúdo
Criar pequenas comunidades com foco em marketing personalizado por nichos.
Melhorar a experiência de conteúdo
Content Marketing não é propaganda! O foco deve estar na informação, então não lote o leitor com anúncios, banners e essas coisas!
Foco em serviços e produtos
Criar conteúdo que foque nos benefícios de produtos e serviços de modo geral é uma ótima forma de chamar a atenção dos compradores.
Continue investindo em SEO
Gastar um pouco de tempo criando estratégias sólidas de SEO e realmente explorar a pesquisa de palavras-chave pode fazer toda a diferença.
Ressignificar o conteúdo de acordo com o canal
Cada mídia tem seu formato, sua persona, sua abordagem. A ideia não é começar do zero para cada uma delas. Pelo contrário! Exercitar a ressignificação de conteúdo serve para que exista mais agilidade no desenvolvimento da informação. Afinal, se ela é realmente boa, você quer compartilhá-la com o maior número de pessoas possível – mas cada uma de um jeito!
É sobre criar conexões
Content Marketing tem o poder de criar conexões reais entre empresa e público-alvo. Não é à toa que está ligado ao storytelling e truthtelling.
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