Intuição? Feeling? Sexto sentido? Não por aqui! Conheça mais sobre o Data Driven Marketing, a estratégia de marketing baseada na análise de dados para personalização de ações.
O Data Driven Marketing elabora estratégias de marketing e comunicação a partir da extração e interpretação de dados acerca do comportamento dos consumidores.
E de onde vêm esses dados? Esse verdadeiro oceano de informações que será analisado se chama Big Data, e vem de tudo que está conectado à internet.
É dado que não acaba mais!
Os bilhões de dispositivos inteligentes usados pelas pessoas em todo o mundo geram dados a todo o segundo. De acordo com a Gartner, em 2021 foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo, 50 vezes mais que em 2011.
E segundo estudo da Cisco Systems, quase 30 bilhões de dispositivos estarão conectados à internet até 2023.
Mas por que é tão importante analisar dados e basear estratégias de marketing neles?
Cada vez mais, os consumidores buscam e valorizam empresas que personalizam sua comunicação. Um relatório da Salesforce aponta que 66% das pessoas têm a expectativa de que as empresas entendam suas necessidades, e 52% preferem ofertas personalizadas.
A análise de dados permite que a sua empresa customize tudo que for possível para chamar a atenção do cliente: materiais de comunicação, ofertas, promoções, etc., e ajuda também a escolher quais os melhores canais e plataformas para chegar até determinado consumidor.
Afinal, não é por que o TikTok tem mais de um bilhão de usuários que o seu público-alvo está necessariamente lá. Por isso, o Data Driven Marketing também auxilia na economia de recursos proporcionando ações mais assertivas.
Veja algumas das vantagens do Data Driven Marketing
- Segmentação certeira: você conversa com o público certo no momento certo.
- Criação de conteúdo mais relevante e personalizado.
- Condução de testes A/B para medir o nível de eficiência da sua estratégia.
- Integração total entre marketing e vendas.
- Mais inteligência e assertividade na tomada de decisões gera economia de recursos.
Soluções digitais para Data Driven Marketing
Existem inúmeras soluções digitais podem ajudar a implantar o data driven marketing nos negócios, muitas delas gratuitas, tais como: Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, etc.
O segredo é contar com excelentes profissionais que saibam utilizar as soluções extraindo delas todo o potencial que podem oferecer. Quando implantadas da forma correta, as estratégias de Data Driven Marketing rendem de 5 a 8 vezes mais ROI aos negócios, segundo estatísticas do Invoca.
Para ajudar a sua empresa a implementar o Data Driven Marketing, conte com a Actwork
Aqui, você conta com uma equipe com amplo know-how nessas e outras ferramentas de coleta e análise de dados, além de recursos exclusivos como o Actcenter. Acesse www.actwork.com.br e entre em contato para saber mais!