“Não se pode julgar um livro pela capa”. Assim ensina a sabedoria popular, mas será que isso funciona quando se trata de e-mail marketing?
Muitas marcas que trabalham com a estratégia não se preocupam com o título da mensagem que é enviada ao leitor, mas o assunto do e-mail tem um papel fundamental na conversão e pode alavancar ou matar o seu conteúdo.
Segundo um estudo divulgado pelo site Convinceandconvert.com, cerca de 33% dos usuários abrem um e-mail por conta, apenas, do título. Ou seja, a tática pode favorecer as suas publicações e, de quebra, as vendas também.
Afinal, você investiu tempo para pesquisar o tema, escrever o texto, escolher a foto, diagramar e enviar o documento para o seu mailing. Não pode deixar que um simples detalhe seja o responsável pelo baixo número de cliques.
Neste artigo você vai aprender dicas matadoras para aplicar quando for escrever o título do seu e-mail marketing. Sendo assim, sem mais delongas, vamos às dicas:
1 – Chamadas a ação
Se o objetivo é fazer com que o usuário abra e leia a mensagem da sua marca, é imprescindível usar verbos que chamem o leitor à ação. Seja conciso com o que você está ofertando e estimule-o a saber mais sobre o assunto.
2 – Listas
Tem texto mais fácil de absorver do que as famosas “dicas”. A ideia de poder adquirir conhecimento de uma forma organizada, como um passo a passo é uma excelente isca para atrair o prospect. Além disso, os números ajudam a destacar um e-mail em uma caixa de entrada lotada.
3 – Perguntas
As perguntas instigam o leitor mas, para ele abrir a sua mensagem, o questionamento precisa estar de acordo com as necessidades dele. Logo, procure fazer as perguntas corretas!
4 – Pessoalidade
Existem algumas formas de humanizar a chamada do seu e-mail marketing. Uma delas é usar o nome do destinatário para personalizar a mensagem. A segunda consiste em usar uma linguagem mais amigável e que gere aproximação. Portanto, esqueça os termos corporativos e use expressões mais harmoniosas.
5 – Crie um senso de urgência
A verdade seja dita, ninguém gosta de perder algo, mesmo que inconscientemente. Então, porque não usar isso a seu favor? Se você tem uma agência de viagens, por exemplo, divulgue os pacotes promocionais, mas coloque a data de término da oferta.
6 – Novidade
O novo chama a atenção das pessoas. Pode ser o lançamento de um produto, serviço, campanha e até a apresentação de um novo site. Usar a novidade como chamariz da sua mensagem pode funcionar como um imã para o prospect.
E-mail marketing X Conteúdo
Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para aumentar a conversão do seu e-mail marketing, mas elas só terão eficácia se o seu conteúdo for relevante para o destinatário. Por isso, todas as etapas, incluindo a definição do público-alvo, captação do prospect e segmentação de listas de e-mail, interferem nos resultados.
Lembre-se que o e-mail marketing é um canal de distribuição do seu conteúdo e ofertas e, portanto, depende de outras ações. Disseminar o seu material com métodos que chamem a atenção é apenas uma das atribuições.
A dica chave é testar e ver qual é a maneira que funciona melhor. Mescle as técnicas, de títulos e otimização e avalie a taxa-de-abertura, cliques, e conversões e aposte na estratégia que apresente a melhor performance.
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