A dúvida sobre contratar uma agência ou montar uma equipe de marketing para fazer o trabalho in house é comum em empresas com demanda de marketing recorrente. E a resposta para essa pergunta que intitula nosso artigo de hoje é: Depende. Vamos te ajudar a compreender melhor levantando prós e contras sobre ambas as opções. Confira a seguir!
Terceirizar agência ou ter equipe in house? Depende!
A empresa que tem essa dúvida está atenta e preocupada com sua presença de marketing, tanto online quanto offline. E para definir qual dessas modalidades de trabalho será mais vantajosa para sua empresa é preciso ter clareza sobre suas necessidades e objetivos de negócio.
Esse diagnóstico deve incluir suas necessidades de marketing, como também avaliar como a sua concorrência se posiciona nisso. Avalie também se suas estratégias são mais pontuais ou constantes, para planejar o quanto precisa do marketing no seu dia a dia. E sabemos que, quando o assunto é marketing digital, praticamente toda empresa precisa se dedicar e marcar presença hoje em dia!
No geral, seu planejamento sobre o seu marketing deve levar em conta:
- Necessidades atuais, quantificando e qualificando quais tipos de trabalhos você vem precisando, desde anúncios a conteúdos regulares, dentre outras ações de marketing;
- A jornada de compra do seu cliente, que é seu público-alvo em campanhas, como divulgações ou lançamentos;
- Visão de futuro, que está totalmente ligada à forma como você se apresenta e se posiciona no mercado;
- Crescimento digital, que tem relação com suas metas para se destacar em ambiente online;
- Orçamento disponível, que influencia na execução de metas realistas, desde investimentos nas suas estratégias à contratação de uma agência ou equipe de marketing interna;
- Clima organizacional, com relação a identificar se sua equipe está em sintonia para alcançar as novas metas do negócio.
Sabendo disso com clareza, o próximo passo é interpretar as vantagens e desvantagens de se contratar uma agência de marketing ou investir numa equipe in house. Compare a seguir:
Equipe de marketing in house: Vantagens e desvantagens
Com uma equipe de marketing interna, você pode acompanhar de perto a construção de uma linguagem uniforme e coerente em seus materiais de marketing, fortalecendo seus valores. No entanto, é algo que depende de uma equipe alinhada com os seus objetivos e do seu tempo para acompanhar.
Ter um time que atenda exclusivamente sua marca em tempo integral pode ser benéfico a princípio, porém são necessárias altas demandas para manter a equipe ativa e motivada. Além disso, é preciso investir tempo e recursos em treinamentos, capacitação, especialização e liderança para a equipe contratada. Ou seja, pode incluir mais gastos do que o previsto.
Ainda sobre custos, saiba que uma empresa com demanda constante de marketing precisa de pelo menos 3 profissionais, sendo 2 especialistas da mesma área (2 redatores ou 2 designers, por exemplo) + 1 gestor operacional dedicado. O ideal é não contar com apenas 1 pessoa para determinada função, já que existem centenas de possibilidades para sua ausência, tais como licença, férias, desligamento, doença, baixa produtividade, dentre outras. Então, se você tem 2 especialistas, um pode ser o backup do outro.
Além das questões financeiras, uma equipe interna pode tirar o seu foco de outros grandes objetivos. Muitas vezes, os gestores não têm tempo para criar, educar ou posicionar uma equipe internamente, o que acaba afetando outros trabalhos, limitando tempo e recursos que poderiam ser destinados a outras finalidades. Existem vantagens sim, mas depende de muita coisa, como pôde ver, principalmente estruturais, financeiras e de gestão de tempo.
Agência terceirizada: Vantagens e desvantagens
Existem muitas vantagens para a empresa que opta por contratar uma agência. A principal e mais relevante para muitos gestores é a redução dos custos, já que é um investimento mais pontual com relação a pagar apenas pelas soluções que você precisa, além de incluir ferramentas, estrutura e equipes nesse mesmo valor. E com menos gastos, você investe em outros recursos para elevar a sua escalabilidade.
Falando em equipe, quando você investe numa agência full service de marketing de alta qualidade, você passa a trabalhar com profissionais multidisciplinares, com conhecimento prévio e experiência de mercado. Tais pessoas já estão acostumadas com ambiente de grande demanda, são mais motivadas e trabalham em harmonia. Assim podem garantir eficiência e qualidade no planejamento e execução dos jobs solicitados.
Uma boa agência também vai fazer de tudo para oferecer soluções personalizadas e pontuais às suas necessidades de marketing, em sintonia com seus objetivos, incluindo missão, visão e valores de negócio. Por isso é tão importante contar com uma agência full service para ter uma comunicação integrada para seu negócio, com soluções de A a Z.
Para evitar problemas como falta de proximidade com sua marca ou de controle das atividades solicitadas, procure uma agência focada em performance e na satisfação do seus clientes. Tais características representam uma boa parceria para crescer lado a lado!
Resultado: Terceirizar agência > Equipe interna
Colocando em uma balança, a contratação de uma agência de marketing possui muito mais benefícios para a maioria das empresas. Mas conforme dito acima, depende muito dos seus objetivos de negócio! Se dentre eles você visa ter mais oportunidade de escalabilidade, economia e aproveitamento de know-how, ferramentas e outros recursos, uma agência terceirizada pode mesmo ser a solução.
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