O Marketing Digital é uma ciência que mistura conceito de Humanas e Exatas. Mais precisamente, ele precisa de ambas para funcionar e trazer melhores resultados. Sabendo disso, fica difícil dizer que as estratégias X e Y são as melhores, quando na verdade isso pode variar muito de acordo com o segmento e atuação da empresa contratante.
Continue a leitura e veja quais são as estratégias de marketing digital que mais dão resultado!
Vamos a um exemplo para ficar mais fácil de visualizar:
– Uma empresa “A” atua no modelo B2B e presta serviços; enquanto a outra empresa “B” atende o consumidor final e vende produtos. As duas veem importância em investir em redes sociais.
No primeiro caso, o LinkedIn é uma plataforma que consegue atingir mais assertivamente empresários, gestores e funcionários de alta hierarquia, ou seja, os tomadores de decisão, aqueles que podem interessar-se por ser serviço e contratá-lo. Já para a segunda empresa, o Facebook impacta melhor o consumidor final, tornando-o mais atrativo para as vendas.
Porém, num segundo momento, o jogo pode mudar um pouco: a companhia A pode optar por usar o Facebook visando Relacionamento, impedindo que essa se torne uma plataforma fantasma, inóspita. Isso é importante para quem visita a página, pois ela é parte do posicionamento da marca.
Em contrapartida, a empresa B pode usar o LinkedIn para emitir comunicados, relacionar-se com parceiros, entre outros objetivos.
No final das contas, o que vai fundamentar a utilização de uma estratégia de Marketing Digital é o objetivo a ser alcançado. Cada estratégia traz resultados diferentes de acordo com o segmento e modo de atuar de cada empreendimento.
5 Estratégias de Marketing Digital fundamentais para vender mais
Mesmo que cada segmento seja bem específico e tenha suas próprias peculiaridades, existem estratégias de marketing digital que são sempre viáveis. São essenciais dentro do mercado como é hoje!
1 – Google Ads
A premissa do Google Ads que o fez crescer tanto e se tornar indispensável é: ofereça seu serviço/produto para quem está realmente interessado nele.
Isso é possível através da segmentação de público, que, quando realizada por profissionais experientes, impacta diretamente o seu público.
Vale lembrar que o Google é o buscador mais utilizado em todo o mundo e recebe bilhões de buscas todos os dias.
Só para reforçar: segundo um estudo realizado pela consultoria TNS Research International, constatou que mais de 90% dos brasileiros fazem uma pesquisa na web antes de comprar.
2 – E-mail Marketing
O e-mail marketing tem 1001 utilidades: ele pode vender, comunicar sobre eventos promocionais, reposicionar a marca, informar sobre mudanças, fidelizar ou resgatar clientes, entre muitas outras possibilidades.
Além disso, esses e-mails são direcionados a seu público-alvo, aumentando a chance de trazerem resultados positivos.
3 – SEO (Search Engine Optimization)
SEO é um conceito que engloba diversas práticas, cujo foco é posicionar os seus domínios em boas colocações nos buscadores, organicamente, ou seja, sem pagar pela posição que ocupa.
Estar bem posicionado é fundamental para que você seja encontrado pelo seu público e, assim, possa aumentar suas vendas!
Obs: a grande maioria dos usuários encontra as respostas para o que busca logo na primeira página, e acaba nem visualizando a segunda e as demais páginas.
4 – Site
O site funciona também como uma fachada virtual, logo, é preciso possuir um design bem trabalhado. Além disso, seu conteúdo deve estar disponível de forma clara e intuitiva, permitindo que os visitantes naveguem objetivamente.
Existe ainda a questão da responsabilidade: os avanços na tecnologia móvel permitiram que milhões de pessoas usem seus celulares para fazerem pesquisas, acessarem sites, redes sociais e consumirem conteúdos. Se o site da sua empresa não é responsivo (compatível a smartphones), a chance de você perder leads é enorme!
Detalhe: ele deve estar adequado às boas práticas de SEO para converter mais.
5 – Redes Sociais
Como no exemplo citado no começo do texto, as redes sociais podem ser utilizadas em conjunto, mas com finalidades diferentes.
Independentemente do objetivo, as redes sociais são fundamentais exatamente pela infinidade de coisas para que podem ser usadas: vender (Facebook Ads), comunicar, relacionar, posicionar a marca etc.
Conclusão
Existem mais estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas e o melhor de tudo é dispor de um planejamento integrando, englobando diversas plataformas e técnicas para obter a melhor Performance possível.
Sobrou alguma dúvida? Entre em contato e fale com especialistas!