Google Adwords X Facebook Ads: Qual é a melhor opção?

Google Adwords X Facebook Ads

Google Adwords X Facebook Ads, qual é a melhor ferramenta para o meu negócio? Essa é uma pergunta comum entre empresários e profissionais de marketing. Porém, é uma questão muito relativa, entenda o porquê no nosso post!

O marketing digital é uma realidade e a cada dia conquista mais adeptos. Os maiores atrativos da estratégia são: o baixo investimento, rapidez de implementação, segmentação de público-alvo e análise de desempenho.

Os anúncios, também conhecidos como Ads, são os recursos mais populares no universo online quando se trata de divulgação de marcas. E o Google e o Facebook são as plataformas responsáveis pela difusão de muitas campanhas com esse formato.

Muitos empresários ficam na dúvida em qual das duas investir. Apesar de apresentarem serviços parecidos, cada uma tem a sua particularidade e, dependendo da finalidade, nicho e produto, apresentam benefícios distintos.

Vários fatores precisam ser levados em consideração antes de se decidir por uma ou outra, como, por exemplo, público, orçamento da campanha e objetivo principal.

A seguir, entenda as características de cada uma das ferramentas

Google Adwords

Que o Google é o maior buscador do mundo não é novidade. É só surgir uma dúvida que os usuários correm para o site para pesquisar. Ao digitar uma palavra-chave aparecem dois tipos de resultados: orgânicos e pagos.

Os pagos são identificados como anúncios e aparecem no topo e no rodapé da página. Os orgânicos são os resultados naturais, localizados na área central (entre os anúncios), que possuem diversos critérios de definição de ranking.

Tanto os resultados pagos quanto os orgânicos não possuem imagens ou vídeos. Apenas a Rede de Display do Google disponibiliza outros formatos de anúncio, como gráficos e vídeos.

É importante salientar que para muitas empresas, aparecer na primeira página do motor de busca é equivalente à anunciar na TV no horário nobre, com a diferença de ter uma audiência qualificada, já que a sua publicidade só será visualizada por internautas que procurarem por termos específicos.

A maior vantagem desse formato de propaganda é que os usuários já estão procurando por uma palavra-chave relacionada ao seu serviço, então, estão mais preparados para adquirir o seu produto.

Além disso, não existe um valor mínimo de investimento e o anunciante só paga por clique. A estratégia possui alta taxa de conversão e faz parte do orçamento do marketing de muitas empresas.

 Facebook Ads

Facebook AdsOs anúncios do Facebook possuem critérios de visualização diferentes. Além de serem acompanhados de texto e fotos ou vídeos, são localizados na lateral ou no próprio feed de notícias.

As campanhas são definidas com base em uma série de filtros, como dados demográficos, interesses e profissão. Diferente do Adwords, atrai pessoas com potencial para compra, mas que não necessariamente estejam na fase de decisão (quando estão mais propensas a comprar).

Os posts patrocinados podem atrair um público que esteja na fase inicial da jornada do comprador, o que é ideal para estabelecer um relacionamento com o cliente.

A plataforma também favorece à segmentação por perfil, pois é possível atingir grupos específicos, como, por exemplo, usuários com cargo de gerência. No Adwords, pessoas com cargos distintos, como estagiários, estudantes ou analistas, podem pesquisar um determinado tema. Ou seja, o anúncio no Google não funciona para as marcas que desejam seccionar um público.

Então, qual é a melhor escolha?

A melhor opção vai depender do objetivo da marca anunciante. Se o objetivo for vendas, o Adwords sai na frente, pois apresenta uma taxa de conversão maior e atinge um usuário que já está pesquisando sobre o seu produto ou segmento.

No entanto, se a meta é a construção de uma marca e fidelização de clientes, a estratégia mais indicada é o Facebooks Ads.

É importante salientar que as duas plataformas podem ser usadas concomitantemente, mas para atingir bons resultados é fundamental estarem bem planejadas e estruturadas.

Se você está pensando em apostar em uma ou nas duas alternativas, a dica é procurar uma agência de performance para implementar e acompanhar os resultados das suas ações, assim, poderá ter a segurança de que suas campanhas estão sendo desenvolvidas por profissionais.

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