O que é HTTPS e como retirar a sinalização de “Não Seguro” do seu site?

Alguns sites passaram a receber a mensagem “Não Seguro” antes de sua URL. Isso se deve a uma atualização do Google Chrome, onde todos os endereços digitais sem criptografia HTTPS passaram a conter a sinalização de “Não Seguro”, enquanto aqueles que possuem podem receber a etiqueta “Seguro”, que pode ser representada por um cadeado.

Mas, afinal, o que é HTTPS, para que ele serve e como utilizá-lo em meu site? Além disso, de que maneira a sinalização de segurança em meu site pode me afetar? Vamos responder todas essas questões no artigo de hoje. Confira!

HTTP (Site nao seguro) x HTTPS (Site seguro)

O que é HTTPS, para que ele serve e como implantá-lo em meu site?

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, em tradução literal) é um protocolo de segurança usado para proteger os dados enviados e recebidos pelos usuários que navegam na web.

Os sites HTTP (sem o “S” ao final) são aqueles nos quais é possível fornecer e receber dados, porém, sem a Segurança da criptografia.

Ao entrar em um site, você pode informar seus dados, seja para comprar um produto, baixar um material, cadastrar-se na newsletter ou apenas para entrar em contato com a equipe de vendas.

A fim de proteger essa comunicação entre sua máquina e o servidor que hospeda o site, o HTTPS criptografa as informações trocadas, diminuindo os riscos de qualquer interceptação de dados. É como se você conversasse com alguém por uma linguagem de códigos para ninguém “de fora” entender.

Para usá-lo em seu site e assim eliminar a etiqueta “Não Seguro”, é preciso instalar um Certificado SSL.

O que é um Certificado SSL?

O SSL é um certificado que pode ser comprado e geralmente possui assinatura anual. Ele é o responsável pela criptografia de dados, garantindo que terceiros não tenham acesso aos mesmos.

A equipe da Actwork pode auxiliar você, que já é cliente da agência, na instalação do certificado SSL em seu site, se desejar que ele fique sinalizado pelo Google como Seguro. A compra fica por sua conta, porém, caso precise de indicações, entre em contato.

A atualização do Google Chrome

Segundo nota disponibilizada pelo Google, essa atualização faz parte da estratégia de deixar os usuários cientes em relação ao que estão acessando.

Antes dela, ao invés de seguro ou não seguro, ao lado da URL do site aparecia apenas um cadeado (no caso de site que possuísse HTTPS) ou um “i”, de informações (no caso de um site sem criptografia). Veja a imagem abaixo:

HTTPS HTTP Seguro e Nao Seguro

A atualização buscou deixar mais evidente a questão do HTTPS, facilitando a visualização e conhecimento do usuário, através das indicações “Seguro” e “Não Seguro”.

Como o HTTPS impacta em minha empresa e na aquisição de leads?

Na prática, trata-se de uma segurança complementar ao seu domínio. A mensagem “Não Seguro” não afeta a usabilidade do seu site e nem impede que alguém realize uma ação dentro dele.

O que acontece é que, para quem não conhece os conceitos de HTTPS, a mensagem de “Seguro” pode trazer mais confiança ao usuário, ainda que ele não saiba bem do que se trata.

Outro fator que deve ser citado é que, para o Google, um domínio com HTTPS contribui para a relevância do site em questões de SEO.

Para concluirmos, o HTTPS é requisito obrigatório em sites que realizam vendas online, já que dados de mais relevância, como número de cartões de crédito, são enviadas por ele.

Entretanto, no caso de empresas que divulgam seus serviços e produtos mas não realizam a venda pelo site, ou seja, há o envio apenas de dados mais simples, como nome e e-mail ou telefone. O fechamento do negócio é feito pela equipe de vendas, via telefone, e-mail e outros meios, logo, nesses casos o HTTPS é um “plus”, uma segurança complementar e reconhecida pelo Google.

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