O Inbound Marketing é um conceito novo, que vem se adaptando às tendências de que atualmente as pessoas tem cada vez mais controle daquilo que querem ver e de que tipos de informações vão ou não receber. Diferente da publicidade tradicional, o Inbound Marketing atrai, ao invés de interromper.
Online, o controle do consumidor sobre o conteúdo é infinitamente maior do que fora da web, permitindo que o mesmo possa decidir o que deseja ler, observar ou assistir, entre milhões de sites, canais no YouTube ou fanpages no Facebook por exemplo. O que possibilita também que o usuário se incomode, desconfie, questione, e se aproxime muito mais positiva ou negativamente de uma marca. Sendo assim, se o consumidor agora tem autonomia para decidir o que amar ou “deletar”, nada melhor do que conquistá-lo com suas próprias escolhas. Assim, surge a importância e necessidade de se produzir planejamentos estratégicos inteligentes utilizando o Inbound, que é como um “imã”, que atrai o cliente através do conteúdo publicado.
O Inbound Marketing visa ganhar a atenção dos clientes em potencial com a ideia de criação e compartilhamento de material de qualidade. O foco é conquistar a permissão de se comunicar de forma direta e criar relacionamento com um público-alvo específico, utilizando táticas de marketing online. Independentemente de sua empresa ser B2B ou B2C, o Inbound Marketing é um grande fator de ajuda na construção e consolidação da marca.
4 Pilares Principais
- E-mail Marketing: O e-mail é base de comunicação para qualquer negócio.
- SEO: A otimização de buscas dá vida a um website.
- Mídias Sociais: Espalha sua mensagem além de sua comunidade.
- Blogs: A essência da comunicação é a geração de valor e confiança.
O processo do Inbound se desenrola em 5 passos: atrair tráfego, converter visitantes em leads, converter leads em vendas, fidelizar clientes e aumentar margens e encantar seus clientes transformando-os em promotores
Entendendo o processo do Inbound Marketing
- Atrair tráfego: E necessário atrair as pessoas para sua marca. Aqui você pode investir em SEO para posicionar bem sua página ou em anúncios em redes sociais, por exemplo.
- Converter visitantes em leads: No segundo estágio, você vai precisar de um conteúdo ainda mais atraente. Afinal, você vai pedir ao usuário algo valioso pra ele, como um e-mail. Para isso é preciso oferecer algo que seja realmente do interesse dele. Neste momento você pode oferecer um e-book por exemplo.
- Converter leads em vendas: A pessoa já deu o contato dela para você, então é hora de oferecer ainda mais. Invista em e-mail marketing direcionado, com as palavras e o conteúdo certo. Ofereça um atendimento personalizado e se torne um consultor para este usuário.
- Fidelizar os clientes e aumentar as margens: Para conquistar os clientes é preciso continuar a construir um relacionamento. A pessoa já comprou de você, mas nem por isso é preciso encerrar o contato. Construa uma estratégia de follow-up e fidelize seu cliente.
- Encantar seus clientes e transformá-los em promotores: Por último, é hora de transformar clientes em fãs da sua marca. É necessário oferecer mais do que uma marca que produz conteúdo, mas uma marca com um propósito que ele admira e tem orgulho de fazer parte. Invista em conteúdos que superem expectativas.
O Inbound Marketing na sua empresa
- Empresas que investem em estratégias através de blogs com conteúdo de qualidade e relevante tendem a conquistar de tráfego 55% a mais que sites sem blog.
- O SEO tem muita importância para o bom posicionamento de uma companhia, produto ou serviço na internet. Cerca de 70% dos usuários de internet clicam em links resultados de busca orgânica, ao invés de anúncios pagos.
- O bom relacionamento criado com o visitante através do Inbound faz com que ele se torne fiel e confie na marca, vindo a divulgar e promover seus pontos fortes.
- Muitas empresas relatam que aproximadamente 57% dos contatos de clientes online adquiridos vieram dos blogs.
- Atualmente, estar presente nas redes sociais é essencial. Cerca de 66% dos gerentes de marketing acreditam que o blog tem grande importância para a empresa. Além disso, 83% dos gestores afirmam que estar presente no Facebook é essencial.
- O Inbound permite identificar com mais precisão quem é o público alvo e como satisfazê-lo.
- O Inbound Marketing se tornará indispensável em poucos anos, pois a evolução da sociedade e do mercado, mostram que é necessário um comunicação direta e precisa com o cliente, atraindo quem realmente esteja interessado na marca.
Agora que você já tem uma noção boa do que é o Inbound Marketing, saiba qual é a importância do design na estratégia de inbound marketing! Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo relacionado ao Marketing!!! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato!