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A importância do design na estratégia de inbound marketing

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O inbound marketing tem como principal objetivo ganhar a atenção das pessoas e encantá-las. Uma das principais estratégias da metodologia é o conteúdo atrativo e direcionado para o seu público-alvo.

Embora a produção de textos originais e de qualidade seja vital para o sucesso da estratégia, só isso não basta! É preciso “dar um tapa no visual”. Ou seja, você também precisa se preocupar com o design.

A regra vale para todo tipo de conteúdo, como um post de blog, infográfico, e-book, landing page, thank you page, e-mail marketing, ou qualquer outra página do seu site.

O layout funciona como uma vitrine do seu negócio e, para a metodologia de entrada, ela é imprescindível também.

Quando se trata de inbound marketing, beleza põe mesa, sim!

Já dizia Steve Jobs, “Design não é apenas como se mostra ser, ou parece ser. Design é como funciona”. E ele estava coberto de razão!

Um layout adequado não se restringe apenas à belas fotos e fontes que chamam a atenção. Design é o cuidado com a organização de todos os elementos do texto, inclusive o espaço em branco. Sim, ele desempenha um papel decisivo na arte de seduzir o leitor! Em breve falaremos um pouquinho mais dele.

O seu site funciona como um cartão de visitas da sua marca. Por isso, é imprescindível que a plataforma esteja com conteúdo, design e funcionalidades amigáveis, pois o fator interfere diretamente no tráfego, credibilidade e conversão de leads e prospects.

Verificar o índice de rejeição das páginas também é fundamental, pois muitas vezes a desistência está relacionada com à usabilidade do portal. Se o usuário tiver dificuldades de navegar pelo site, ou não se sentir atraído pelos elementos, como conteúdo e layout, ele irá migrar para outra página que atenda às suas expectativas.

Otimizar as suas plataformas para os dispositivos móveis também é tarefa obrigatória.

Não ignore um design responsivo!

Segundo estudo divulgado pela State of Marketing, no Brasil, 49% dos assinantes de newsletter são mobile hard user, ou seja, leem o conteúdo de e-mails marketing em celulares e tablets a maioria das vezes.

Vale ressaltar que as plataformas otimizadas para diferentes dispositivos ganham a preferência nos mecanismos de buscas e, por isso, apresentam uma performance superior no resultado orgânico.

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A seguir, veja quais componentes você deve prestar atenção na hora de otimizar as suas páginas e conteúdo!

“Design não é apenas como se mostra ser, ou parece ser. Design é como funciona”!

Steve Jobs

Quais elementos do design você deve levar em consideração?

Cor e contraste: Destaque os CTAs (call-to-actions)! Use cores que chamem atenção e que se diferenciem do tom utilizado na fonte. Por exemplo, se o seu texto está em preto, um botão da mesma cor não terá destaque. Já um CTA vermelho irá chamar mais atenção.

Espaço em branco: O vazio é uma área desocupada em torno de uma área de importância. Além de direcionar a visão, os espaços em branco tornam a leitura mais agradável e ajudam a fortalecer os elementos que precisam de mais referência na página.

Navegação: Entenda como os usuários navegam pelo seu site e facilite o escaneamento da plataforma. Os links quebrados, por exemplo, podem comprometer a credibilidade do portal e gerar frustrações, evite-os.

Informar a localização do visitante também é essencial. Dessa forma, o usuário pode se situar melhor, caso tenha a necessidade e o desejo de voltar. Para isso, use a Navegação Estrutural.

Imagens: Preste atenção em todos os tamanhos, formatos e resoluções quando usar imagens no seu conteúdo, seja ele um post de blog, uma landing page, um e-book ou uma thank you page.

Identidade visual: Não esqueça de manter o equilíbrio entre os elementos da página e seguir um padrão de layout.

Leia também: Conteúdo – como fazer seus textos converterem mais?

O design é um fator decisivo no inbound marketing, seja qual for o estágio do funil de vendas. Por isso, preste atenção em todos os detalhes visuais na hora de formatar o seu conteúdo.  Afinal, nem todas as linguagens utilizam palavras.

Agora que você já tem um certo conhecimento acerca de Inbound, confira o nosso artigo mostrando as vantagens de se investir em marketing de conteúdo.


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