5 motivos para investir em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, como o próprio nome já diz, é a estratégia de aumentar o engajamento entre marca e consumidor através de conteúdo específico. Mas, em pleno século 21, muitos empreendedores ainda veem o marketing como uma despesa, e não um investimento.

motivos para investir em Marketing de Conteúdo

Há, no mercado, discussões a respeito das ferramentas a serem utilizadas, o tipo de abordagem e outros fatores relacionados a como uma estratégia de marketing deve ser posta em prática. Em contrapartida, os especialistas da área de resultados apresentam dados concretos, tornando assim, difícil contradizê-los quanto ao marketing digital.

É necessário, vantajoso e mais barato se comparado às mídias tradicionais (TV, Rádio, Jornal etc)!

Sabendo disso, hoje vamos evidenciar o porquê o Marketing de Conteúdo é uma proposta que veio pra ficar. Veja abaixo nossa lista com 5 razões para implementá-lo:

1. Conteúdo e Inbound andam lado a lado

O Inbound Marketing é a forma de trazer prospects para seu negócio sendo encontrado online. Ele envolve os mecanismos de busca, tal como o Google, redes sociais e sites.

Mas de que adianta ser encontrado por potenciais clientes se eles não conseguem interagir e entender melhor os seus produtos, além de conhecer o porquê comprar com você?

É ai que o conteúdo entra, nutrindo o usuário com informações relevantes sobre o seu produto. Pode ser um diferencial do seu serviço ou mercadoria, alguns dados sobre a própria marca, ou seja, qualquer material que o faça reconhecê-lo como uma opção vantajosa.

2. Os materiais têm direcionamento

Os artigos do blog, por exemplo, são dirigidos à sua persona. Todos os conteúdos produzidos conseguem “conversar” diretamente com o seu público!

Se você vende artigos esportivos, a sua linguagem deve ser semelhante a dos praticantes de atividade física. Entendeu como funciona?

É simples: basta conhecer os seus consumidores e dialogar com eles, só que dessa vez através da internet, e não pessoalmente. O diálogo gera um estreitamento nas ligações entre consumidor e marca, logo, aumentam as chances de que ele venha a efetuar uma compra.

3. Existem métricas para auxiliar a estratégia de Marketing de Conteúdo

Isso significa que é possível medir o que está acontecendo em tempo real!

Cada um estabelece algumas métricas para se acompanhar. Elas devem ser escolhidas estrategicamente, para que resultem numa visão precisa das decisões futuras. Como assim? Não se preocupe, explicamos abaixo!

Imagine que você escolha medir a quantidade de pessoas de entraram na sua página. Pode ser um número alto, porém, isso não significa que elas gostaram do conteúdo ali presente. Existe, por exemplo, uma métrica que mostra quanto tempo o usuário ficou naquela URL. Se o tempo for baixíssimo, isso significa que ele sequer leu ou interagiu com seu conteúdo.

As métricas, portanto, devem ser alinhadas com seus objetivos e analisadas como um todo, para que um panorama eficaz de sua campanha seja montado.

4. Fidelização dos clientes

O Marketing de Conteúdo também atua no pós-compra, uma vez que os materiais online continuarão a serem postados e a ligação com seu comprador já é mais forte.

O usuário sente-se mais confiante comprando com você e, a partir de então, tende a interagir ainda mais com sua marca. Ele pode assinar a sua newsletter e ficar por dentro das novidades, e como já teve uma experiência satisfatória anterior, tende a fazer negócio novamente.

5. Ótimo custo x benefício

Como já foi dito acima, o custo em relação às mídias tradicionais é baixo. Além disso, o conteúdo criado terá um impacto grande e ficará no ar por muito mais tempo.

Um anúncio numa revista é visto enquanto a mesma está em circulação. O mesmo no rádio: um spot, de 15 a 60 segundos, fica no ar por um determinado período.

Já com o Content Marketing, seu conteúdo pode ser visto enquanto você o deixar em suas páginas. Outro fator relevante é que os interessados podem divulgar entre si os links de tais páginas, atraindo, assim, ainda mais tráfego para seus domínios.

Produzir conteúdo pode parecer uma tarefa fácil, mas não é por ai! Para ser efetivo, é necessário que sejam feitos planejamentos, a fim de otimizar a campanha. É recomendado, então, trabalhar ao lado de uma agência especializada.

Saiba como o Inbound Marketing pode alavancar seu negócio!

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