Marketing: Devo investir em tempos de crise?

investir em marketing em tempos de crise

A crise financeira que o Brasil enfrenta está nos noticiários diariamente. Por conta desse período de vacas magras, muitos empresários reavaliam as contas e enxugam os custos. E o setor de marketing é o primeiro a ser cortado. Mas será que essa é a melhor estratégia?

Com certeza, não!

Se para se reerguer você precisa gerar mais negócios, como abrir mão do setor que tem a função, justamente, de promover a sua companhia?

Em contrapartida, alguns departamentos de marketing não medem os resultados dos seus esforços, ou seja, são intangíveis. Isso faz com que sejam vistos apenas como um setor de apoio. Muitos empreendedores têm dificuldade de enxergar a área como um investimento importante.

Por isso, é fundamental que o marketing se posicione como um setor ativo e, mais importante que isso, que mostre o seu valor.

Uma das formas mais baratas e efetivas de alavancar os resultados é apostar no universo digital. Além de ser mensurável, a estratégia exige um investimento mais baixo do que o tradicional.

Veja a seguir, uma série de motivos para investir em marketing digital neste momento delicado da economia brasileira:

4 Razões para investir em marketing digital durante o período de crise

porque investir em marketing

1 – Equilíbrio do orçamento

Um dos maiores benefícios do ambiente virtual é a criação de campanhas com orçamento controlado. Você define o quanto vai investir, mas vai precisar do seu departamento de marketing ou de uma agência de marketing digital para desenvolver uma estratégia assertiva, independentemente se o seu público é B2B ou B2C.

2 – Fidelize o cliente

Em tempos de crise as pessoas ficam mais inseguras para adquirir algo, principalmente quando se trata de materiais de valor agregado. Diante desse cenário, o empresário que deseja se destacar no mercado, precisa identificar esse usuário, sanar suas dúvidas e, consequentemente, ganhar a confiança do cliente.

Os recursos do universo digital permitem que você identifique com mais facilidade as necessidades dos consumidores. Além disso, é possível dar respostas mais rápidas e direcionadas, mostrando mais proatividade.

3 – Veja se a sua estratégia está funcionando em tempo real

Diferente do off-line, tudo é mensurável na internet. Ou seja, você avalia em tempo real qual ação está apresentando um resultado mais efetivo. Além disso, é possível corrigir as campanhas e reavaliar os filtros, direcionando para o público que desejar.

4 – Vendedor 24 horas

O marketing digital funciona como um vendedor que trabalha 24 horas, nos sete dias da semana. Um consumidor pode estar fazendo contato com a sua empresa enquanto você está dormindo.

Lembre-se que 90% das compras realizadas atualmente iniciam por meio de uma pesquisa online. Ou seja, as pesquisas deixaram de ter um papel secundário. Por isso, se a sua companhia deseja ser encontrada pelo cliente, ela precisa estar na internet. Nesse novo ciclo, essa é uma regra de sobrevivência no mercado consumidor.

E a sua empresa? Já aposta em marketing digital? Fale com a Actwork, agência de performance consolidada do mercado e veja o que podemos fazer pela sua empresa!

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