O Canvas de Modelo de Negócios é um instrumento eficiente e intuitivo, ele leva em consideração todos os fatores de relevância em sua empresa. No artigo de hoje vamos mostrar a relação entre o Marketing Digital e a Proposta de Valor, um dos itens que compõe o Canvas.
Fazendo uma analogia, imagine a sua companhia como um organismo vivo: para funcionar, ele conta com diversas áreas trabalhando juntas. No corpo humano, desde o cérebro aos músculos, tudo funciona em harmonia para resultar na saúde.
O Canvas é um método de organizar as áreas vitais de uma empresa, a fim de compreender exatamente seu Modelo de Negócio e, assim, fazê-lo funcionar da maneira mais produtiva possível. Ele é composto por: Segmento de Clientes, Proposta de Valor, Fontes de Receita, Parcerias Principais, entre outras.
Essa metodologia é muito empregada em startups e empresas que buscam novas maneiras de se posicionar perante um cenário mercadológico competitivo.
O que é a Proposta de Valor em um Canvas?
Segundo o livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, a Proposta de Valor “descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes específicos”.
Resumidamente, trata-se do fator capaz de fazer um consumidor te escolher, de acordo com o problema que sua empresa é capaz de resolver.
Um exemplo prático: por que escolher Apple, e não Samsung ou Motorola? Além dos requisitos técnicos variáveis entre os smartphones das marcas citadas acima, há também outros fatores importantes como: suporte, custo-benefício, durabilidade, eficiência, capacidade de atender às suas necessidades etc.
Ou seja, podemos concluir que a Proposta de Valor é todo um conjunto de coisas que a empresa oferece ao cliente. É um pacote que, quanto mais completo, melhor.
Existem Propostas de Valor inovadoras (tal como faz o Nubank – um banco completamente digital); entretanto, outras são mais próximas de outras já existentes (como no caso de um supermercado).
A sua Proposta de Valor não precisa ser inovadora, porém, deve atender assertivamente o Segmento de Clientes específico. E falando em propor valor aos consumidores, quais seriam estes valores então? Para citar alguns: Desempenho, Personalização, Design, Preço, Redução de Custo e/ou Risco, Usabilidade etc.
Como o Marketing Digital e a Publicidade Online auxiliam na Proposta de Valor?
Simples: sendo o Marketing Digital uma forma de não apenas atrair, mas também engajar sua persona, a publicidade online é fundamental para a consolidação da sua Proposta de Valor. E isso acontece graças às ferramentas e estratégias de marketing.
Vamos supor que seu modelo de negócio esteja redondo. Ainda assim, é preciso fazer com que as pessoas cheguem até sua empresa e tomem conhecimento do modelo atuante.
Para que elas cheguem até você, algumas soluções devem ser trabalhadas, tais quais:
- SEO;
- Responsividade do site;
- Links patrocinados (anúncios via Google Ads e plataformas do tipo).
E, uma vez tendo chegado até seu domínio digital, os usuários precisam compreender como funciona o seu negócio. Para satisfazer essa necessidade de conhecimento do consumidor, o Inbound Marketing pode ser aplicado. Ele traz conteúdo relevante para as páginas de seu site, e-books, artigos e até vídeos explicativos, tornando a jornada de compra agradável e objetiva.
Concluindo, o Marketing Digital é o elo de aproximação entre sua marca e o interesse do público. Sem ele, a sua proposta de valor, por melhor que seja, pode não sair do papel.
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