Marketing Digital e Canvas: Como a publicidade online te auxilia na Proposta de Valor de sua empresa?

O Canvas de Modelo de Negócios é um instrumento eficiente e intuitivo, ele leva em consideração todos os fatores de relevância em sua empresa. No artigo de hoje vamos mostrar a relação entre o Marketing Digital e a Proposta de Valor, um dos itens que compõe o Canvas.

Canvas e Marketing Digital

Fazendo uma analogia, imagine a sua companhia como um organismo vivo: para funcionar, ele conta com diversas áreas trabalhando juntas. No corpo humano, desde o cérebro aos músculos, tudo funciona em harmonia para resultar na saúde.

O Canvas é um método de organizar as áreas vitais de uma empresa, a fim de compreender exatamente seu Modelo de Negócio e, assim, fazê-lo funcionar da maneira mais produtiva possível. Ele é composto por: Segmento de Clientes, Proposta de Valor, Fontes de Receita, Parcerias Principais, entre outras.

Essa metodologia é muito empregada em startups e empresas que buscam novas maneiras de se posicionar perante um cenário mercadológico competitivo.

O que é a Proposta de Valor em um Canvas?

Construindo a Proposta de Valor

Segundo o livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, a Proposta de Valor “descreve o pacote de produtos e serviços que criam valor para um Segmento de Clientes específicos”.

Resumidamente, trata-se do fator capaz de fazer um consumidor te escolher, de acordo com o problema que sua empresa é capaz de resolver.

Um exemplo prático: por que escolher Apple, e não Samsung ou Motorola? Além dos requisitos técnicos variáveis entre os smartphones das marcas citadas acima, há também outros fatores importantes como: suporte, custo-benefício, durabilidade, eficiência, capacidade de atender às suas necessidades etc.

Ou seja, podemos concluir que a Proposta de Valor é todo um conjunto de coisas que a empresa oferece ao cliente. É um pacote que, quanto mais completo, melhor.

Existem Propostas de Valor inovadoras (tal como faz o Nubank – um banco completamente digital); entretanto, outras são mais próximas de outras já existentes (como no caso de um supermercado).

A sua Proposta de Valor não precisa ser inovadora, porém, deve atender assertivamente o Segmento de Clientes específico. E falando em propor valor aos consumidores, quais seriam estes valores então? Para citar alguns: Desempenho, Personalização, Design, Preço, Redução de Custo e/ou Risco, Usabilidade etc.

Como o Marketing Digital e a Publicidade Online auxiliam na Proposta de Valor?

Proposta de Valor

Simples: sendo o Marketing Digital uma forma de não apenas atrair, mas também engajar sua persona, a publicidade online é fundamental para a consolidação da sua Proposta de Valor. E isso acontece graças às ferramentas e estratégias de marketing.

Vamos supor que seu modelo de negócio esteja redondo. Ainda assim, é preciso fazer com que as pessoas cheguem até sua empresa e tomem conhecimento do modelo atuante.

Para que elas cheguem até você, algumas soluções devem ser trabalhadas, tais quais:

  • SEO;
  • Responsividade do site;
  • Links patrocinados (anúncios via Google Ads e plataformas do tipo).

E, uma vez tendo chegado até seu domínio digital, os usuários precisam compreender como funciona o seu negócio. Para satisfazer essa necessidade de conhecimento do consumidor, o Inbound Marketing pode ser aplicado. Ele traz conteúdo relevante para as páginas de seu site, e-books, artigos e até vídeos explicativos, tornando a jornada de compra agradável e objetiva.

Concluindo, o Marketing Digital é o elo de aproximação entre sua marca e o interesse do público. Sem ele, a sua proposta de valor, por melhor que seja, pode não sair do papel.

Conte com especialistas em Marketing Digital para expandir seu nicho!

Nos comprometemos em apenas enviar Informativos da nossa empresa.

Ao informar seus dados concorda com nossa Política de Privacidade

Cadastre-se

Ao enviar meus dados, concordo com a Política de Privacidade.
A Actwork se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site.
Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Aceito