Entre empresas do ramo de serviços e bens comuns (alimentos, produtos do dia a dia), o meio digital já tem sua importância afirmada. Entretanto, quando se trata de indústrias e fabricantes, ainda existe uma barreira em relação a isso. Veja em nosso artigo a importância do Marketing Digital para Indústrias!
O segmento industrial, sem dúvidas, é um desafio totalmente diferente de empresas em geral. Há produtos muito específicos, bem como há muitos detalhes na hora de caracterizá-los. Mas, como veremos com o decorrer do texto, podemos usar isso a nosso favor!
Além disso, outro ponto relevante é que o universo digital é excelente para geração de leads, inclusive quando o assunto é B2B. Segundo um estudo do Google (2012), 71% dos que buscam por fornecedores B2B, iniciam a pesquisa com termos genéricos e fazem em média 12 pesquisas antes de se envolver com alguma marca específica.
Ou seja, o processo de compra começa muito antes do contato e por isso é fundamental estar com seu site atualizado e de acordo com as boas práticas de SEO. O Mkt Digital auxilia, ainda, na diminuição do tempo de compra (todos aqueles processos relacionados à venda podem ser otimizados), na fidelização de clientes e no aumento das vendas.
A seguir, veja outras formas de adequar-se à publicidade online para indústrias:
Como funciona o Marketing Digital para Industrias
Assim como em qualquer empresa, diversas estratégias podem ser utilizadas, desde que adequadas às características de cada uma.
Por exemplo, a especificidade dos termos e produtos, numa campanha de Google Adwords, pode ser vantajosa:
Neste caso, só a palavra-chave encoder (um item relacionado à contagem em processos de fabricação), recebe uma média de 6.600 pesquisas mensais e tem baixa concorrência, ou seja, existem menos pessoas anunciando com esse termo.
Se a juntarmos a seus derivados, como encoder rotativo, os números crescem: em agosto de 2017 houveram 9.365 pesquisas relacionadas ao tema.
Diferente de empresas B2C, todo o marketing será focado num planejamento que atinja seus potenciais clientes. O LinkedIn, vale citar, é uma rede social que tem chamado a atenção de empresários B2B. Leia sobre a importância do LinkedIn e saiba mais!
A segmentação de público também é de extrema importância! Como é possível escolher quem verá seus anúncios (faixa etária, profissão, gênero etc) e qual o horário que suas campanhas ficarão no ar, conhecer seu público-alvo torna-se imprescindível.
E por aí vai: SEO, blogs/conteúdo, redes sociais, e-mail marketing… Tudo adaptado para melhor atender a demanda de cada segmento!
Que resultados esperar?
Sem dúvidas a melhor parte!
O que você pode esperar ao contratar uma agência de Marketing Industrial? É hora de falar sobre os principais resultados!
– Aumento no número de empresas entrando em contato e solicitando orçamento, consequentemente gerando mais vendas;
– Aumento da presença digital da marca;
– Destaque perante a concorrência (conteúdo, site, peças promocionais exclusivas, melhores posições no Google);
– Fidelização de clientes;
– Agilidade no processo de compra: este último não é algo necessariamente direto.
Com melhorias e reestruturações nos materiais online da empresa, os interessados tendem a ter as respostas que procuram sem precisar fazer várias perguntas e o caminho para a compra é elaborado de forma dinâmica, prática e interativa, diminuindo o tempo total que o usuário leva para finalizar um pedido.
Há, também, a estratégia para captar o contato (nome, e-mail, telefone) dos visitantes e, assim, agilizar o processo como um todo.
Mas não se engane: os resultados não acontecem do dia para a noite e demandam conhecimento. Devido a isso, é comum (e vantajoso) optar pela parceria com uma agência de marketing digital que disponha de profissionais qualificados.
Nós, da Actwork, oferecemos a oportunidade de uma ferramenta exclusiva, chamada Actcenter, na qual é possível acompanhar como anda toda a campanha:
– Quantas pessoas abriram suas peças de e-mail marketing
– Quantas entraram em contato e quais mensagens deixaram
– Estatísticas do site
– Andamento dos links patrocinados (anúncios no Google) e
– SponsorAds (Facebook)
– Verificar os projetos em desenvolvimento e conseguir fazer o upload de arquivos.