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Como o branding influencia na decisão de compra?

O branding tem um papel fundamental na decisão de compra, mas antes de abordar esse assunto precisamos entender o que significa essa expressão.

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Muitos empresários e profissionais de marketing confundem branding e marca. Porém, os dois termos possuem definições distintas, entenda:

O que é marca?

Quando falamos de marca, é comum pensarmos, no primeiro instante, apenas na logomarca. Porém, apesar de não estar errado, o significado é muito mais amplo do que uma representação gráfica.

O símbolo, que identifica uma marca, representa o conceito, valores e experiências de uma empresa. E esse conjunto é levado para o mercado por meio de produtos ou serviços.

O que é branding?

Branding consiste na atividade estratégica de negócios, que envolve posicionamento, estudo de público-alvo, gestão de identidade e construção multissensorial da marca. Ou seja, ações conjuntas, que contribuem para a formação da visão do consumidor em relação a sua companhia.

Algumas pessoas ainda confundem o conceito de branding com o de marketing, mas o segundo é um conjunto de estratégias e ferramentas que promovem o negócio, como propagandas na TV, SEO e mídias sociais, por exemplo. Já o branding é relacionado a cultura, a construção de identidade e a mensagem que permeia a companhia.

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Por que isso gera valor para o consumidor?

A marca, por meio de seu posicionamento e reputação, cria vínculos com o consumidor com base em valores e confiança. Independentemente do local que será realizada a compra, o cliente busca informações e recomendações sobre o que pretende adquirir e quem é o fabricante ou fornecedor. Assim, estima os valores e avalia a melhor alternativa.

As campanhas de branding, quando bem estruturadas e trabalhadas, fazem com que o público crie uma afeição maior pela marca ou produto e esse é um fator determinante para a decisão de compra, já que o consumidor se sente mais seguro em obter aquele produto ou serviço.

Atualmente, muitas corporações trabalham tudo isso de forma muito intuitiva ou automática. Existe também aquelas que não fazem por falta de recursos ou conhecimento.

No universo virtual, podemos perceber que, a cada dia, as marcas se preocupam menos com a sua reputação. Elas ficam obcecadas por conversões e esquecem de criar vínculos verdadeiros. Algumas, por conta de ações que se resumem à caça-cliques, acabam criando uma imagem negativa para o internauta.

Analisando este cenário, você pode pensar que os recursos digitais não são tão eficientes para alcançar o seu potencial cliente, mas não é bem assim…

Não podemos esquecer que a internet ajudou as marcas a se aproximarem do seu público-alvo e, mais do que isso, permitiram uma análise mais assertiva de quem é e como se comporta esse cliente. Porém, essas ferramentas precisam ser usadas de forma correta.

É aí que entra a onda do momento, o inbound marketing! Entenda:

Branding: Como o Inbound Marketing cria marcas de valor?

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O marketing de entrada, como também é conhecido o inbound, veio para mudar o conceito de publicidade intrusiva, aquela que interrompe o usuário.

As empresas mais antenadas, não apenas com as novas estratégias, mas também com a mudança de comportamento do consumidor, estão produzindo conteúdos e materiais que visam ganhar a audiência de forma espontânea.

O maior objetivo está em educar, entreter e informar o potencial cliente até que ele esteja preparado para comprar.

Essas soluções são dadas por meio de publicações, que visam mostrar o melhor caminho e solucionar os problemas dos contatos que chegam até você. Assim, é possível estreitar a relação e criar mais intimidade com o seu público.

É importante ressaltar que o marketing tradicional também tem importância, dependendo do seu público e área de atuação. Uma campanha bem montada pode trazer bons resultados e gerar credibilidade para a sua empresa. Ou seja, eliminar esse canal pode ser um grande erro.

Além disso, uma empresa precisa de uma apresentação institucional ou material de divulgação de um evento, trabalho que envolve o marketing tradicional também. No entanto, é fundamental manter o padrão visual para que a sua corporação seja reconhecida.

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