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Marketing de oportunidade: conceito e casos de sucesso

Marketing de oportunidade nada mais é do que aproveitar um determinado momento ou um evento específico para promover a sua marca. Além de ganhar visibilidade, a sua empresa pode se beneficiar da situação e alavancar as vendas de produtos e serviços.

Atualmente, os grandes eventos, campanhas publicitárias, programas de televisão e alguns acontecimentos ganham uma grande repercussão na internet. E as mídias sociais são as principais responsáveis pela disseminação das informações.

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Esse tipo de campanha se tornou muito comum no universo digital e também fora dele. Afinal, é uma maneira de se aproximar do público-alvo e estabelecer um diálogo, onde é possível obter insights para melhorar os serviços prestados.

É importante ressaltar que o impacto da ação pode ser positivo ou negativo para a marca. Portanto, antes de lançar posts virais e se posicionar sobre um determinado assunto, é preciso tomar muito cuidado.

Para “pegar carona” nos assuntos mais comentados da web é fundamental usar a criatividade e, de quebra, estar preparado para uma chuva de comentários, sejam eles positivos ou negativos.

As datas comemorativas também podem ser úteis. Se antes elas eram restritas ao Dia das Mães, Pais, Natal e Ano Novo, hoje nós temos um dia para tudo, como Dia do Vizinho, Dia Pizza, Dia do Beijo, Dia da Infância, Dia do Cliente, entre outras datas.

A seguir, veja algumas ações de marketing de oportunidade:

Cases de sucesso de marketing de oportunidade

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1 – Mc Donald’s X Bob’s

Recentemente em embate entre Mc Donald’s e Bob’s chamou a atenção dos usuários da internet. As marcas brigavam para ver quem teria a exclusividade do Milk Shake de Ovomaltine. Apesar de muitas redes de fast food terem o mesmo produto, o ingrediente principal da bebida não pode ser citado, exceto pelo Mc Donald’s.

Muitas marcas aproveitaram a polêmica para divulgar que também tinham o milk shake em seus cardápios. O Burger King, por exemplo, disse que vendia o milk shake com o-ingrediente-que-não-pode-ser-nomeado.

O Giraffas também não desperdiçou a chance e postou um gif com diversos sabores de milk shake com o texto: “De boa, assistindo a treta com meus vários Milk-Shakes.”

2 – Pokémon Go

Pokémon Go foi lançado em agosto e caiu nas graças do público rapidamente. O jogo que usa como tecnologia a realidade aumentada vai além das telas dos dispositivos móveis. Para capturar as criaturas, o usuário precisa caçá-los nas ruas da cidade e nos espaços físicos.

Por conta da grande aceitação, muitas marcas aproveitaram para divulgar seus produtos. Até a polícia espanhola usou o game para promover uma lista de orientações para o jogadores capturarem os bichinhos em segurança e sem infringir a lei. Uma hamburgueria australiana também se beneficiou do sucesso do jogo criou uma série de lanches com os nomes dos pokémons.

3 – Daniel do Outback

O cliente Daniel Campos foi barrado em uma das franquias do restaurante Outback por chegar um minuto antes do local fechar. O cliente ficou chateado e fez uma reclamação nas redes sociais. O caso ganhou uma grande proporção, mas a maioria das pessoas ficou do lado do estabelecimento.

Não demorou muito para outros bares e casas comerciais aproveitarem o burburinho da história para divulgar o seu negócio. O Boteco Belmonte, do Rio de Janeiro, por exemplo, postou uma arte que dizia: “Daniel, vem sem pressa que a gente tá te esperando”.

4 – 30 anos de Chaves no Brasil

Agosto de 2014 foi marcado pelos 30 anos do Programa Chaves no Brasil e quem aproveitou a oportunidade foi a SEARA, que fez uma divertida homenagem para o personagem, considerado pela companhia o maior fã de sanduíche de presunto do mundo. Assista!

5 – Reserva

A grife Reserva aproveitou uma situação inusitada e nada favorável. Uma das lojas foi roubada e a marca transformou as imagens do delito em um comercial para divulgar uma liquidação das peças

No início do vídeo foi inserido o seguinte texto: “Não precisa quebrar a vitrine. Apenas entre”. Logo depois, aparecem as imagens da vitrine sendo quebrada por um grupo, que sai carregando as peças da loja.  O vídeo termina com uma última mensagem: “E corra, porque tem gente fazendo loucuras pela Reserva”.

Veja:

E você, conhece alguma ação de marketing de oportunidade criativa? Compartilhe conosco nos comentários.

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