PME: Como definir a sua verba de Marketing Digital?

PME: Como definir a sua verba de Marketing Digital?

Muitas dúvidas cercam a definição da verba de marketing digital para pequenas e médias empresas, mas fiquem calmos: isso é completamente normal. No artigo de hoje vamos fornecer informações suficientes para que vocês obtenham um conceito aplicável na hora de definir o quanto investir.

Prontos? Vamos lá!

PME: Como definir a sua verba de Marketing Digital?

Quando falamos de verba de marketing, além das dúvidas costumeiras a respeito do tamanho do investimento, existe também a barreira da insegurança – “mas será que vale a pena?”, “será que vai dar certo”, “estou desperdiçando o meu dinheiro?”.

E nesse miolo de incertezas, a pior coisa a se deduzir é que “o marketing digital é um gasto que eu não preciso agora”.

Marketing e Gasto na mesma frase não faz sentido! E nós explicamos abaixo o porquê.

O contexto histórico que faz o Marketing Digital parecer um gasto

As revoluções industriais mudaram o conceito do mercado a nível global. Passou a se produzir mais e, consequentemente, consumir mais.

Nos primeiros passos do capitalismo como conhecemos hoje, as empresas contavam com a força e a perspicácia dos seus times de vendas para aumentar os lucros do negócio.

Profissionais extremamente treinados explicavam, demonstravam e vendiam os produtos das empresas. O ponto chave de bons resultados em vendas, para pequenas e médias empresas, que na época não podiam investir em marketing devido aos seus altos custos, era possuir um bom time de vendas.

Esse conceito se faz presente na mente de muitos empreendedores. E ele não deve ser excluído, porém, deve ser adaptado à modernidade: agora o time de vendas tem um aliado muito forte conhecido como marketing digital.

Quando um empresário não reconhece isso, ele passa a dar atenção apenas à equipe de vendas e o resto torna-se um gasto, inclusive o marketing. Uma visão muito errônea e perigosa…

PME: Como definir a sua verba de Marketing Digital?

A mudança no hábito dos consumidores que justifica o marketing digital como um investimento

A ascensão da internet proporcionou uma mudança no hábito dos consumidores: cada vez mais as pessoas pesquisam na Internet sobre um produto ou serviço, antes de fechar negócio.

O trabalho de educar o cliente sobre um produto, antes realizado pelo vendedor, hoje é feito majoritariamente por conteúdo online.

Existem sites, guias, blog posts, artigos e vídeos para tudo! Sem nem sair de casa, é possível saber muito…

Ou, nas palavras de Peter Drucker: “Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. […] O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível”.

Resumindo: o seu time de vendas continua importantíssimo, mas, ao invés de usar seu tempo para explicar sobre o produto ou serviço, ele poderá focar num diálogo mais aprofundado, uma vez que o cliente já está por dentro de conceitos básicos, vistos online.

Mas e se o seu negócio não aparecer nessa pesquisa, como você vai aumentar as vendas? Como os potenciais clientes vão saber que você existe? Essa é uma missão quase impossível, então pergunte ao Tom Cruise…

É nesse contexto, do atual cenário mercadológico (ascensão da internet, novos hábitos de consumo), que a palavra investimento faz sentido quando relacionada ao marketing digital.

Investir em marketing digital é:

Tornar a sua empresa visível

Atraindo mais leads e retendo os existentes

Trabalhar estratégias para convertê-los em clientes

Sabendo disso, vamos aos finalmentes:

Como definir sua verba de marketing sendo uma PME?

Não existe uma só teoria que envolva a definição da verba de marketing. Como se não bastasse, alguns outros fatores devem ser considerados, como por exemplo o que pretende-se alcançar com o marketing digital.

Ou seja, se você perguntar para algum profissional da área, provavelmente receberá a entristecedora resposta “depende”. Isso acontece porque realmente não tem como dar uma resposta certeira, afinal não se trata de uma ciência exata.

Cada caso tem suas particularidades que devem ser analisadas friamente.

Já que não existe uma só resposta à pergunta, mostraremos duas alternativas para estimar o quanto deve ser investido, assim você pode escolher o que é mais adequado para sua realidade.

Definição da verba de marketing digital segundo Porcentagem de Vendas

Definição da verba de marketing digital segundo Porcentagem de Vendas

Essa abordagem é extremamente simples: baseando-se nas vendas de períodos anteriores, uma porcentagem da receita bruta é destinada ao marketing.

Se os dados sobre períodos anteriores não puderem ser resgatados, as projeções de vendas podem ser utilizadas.

A porcentagem, em média, varia de 5 a 20%.

O ponto negativo dessa abordagem é que o valor do marketing está atrelado às vendas, então, é como se o marketing dependesse das vendas, e não o contrário. Ao invés de ser causa, o marketing torna-se efeito.

Definição da verba de marketing digital focando objetivos

Definição da verba de marketing digital focando objetivos

Umas das metodologias mais comuns (e eficazes), é concebida através do conceito de que deve-se, prioritariamente, estabelecer onde você quer chegar com o marketing digital – o quanto quer aumentar em vendas, fatia de mercado e lucro líquido, por exemplo.

Caso queira aprofundar-se mais, é possível estabelecer objetivos do tipo: atrair 35% mais leads  em 1 ano, gerar 15% em vendas num novo segmento que antes não era abordado, aumentar em 20% as vendas para quem já fechou negócio anteriormente (fidelização).

Quando se foca objetivos, segue-se uma linha de raciocínio lógica, visto que ela enxerga o marketing como a causa e os resultados como efeito desse investimento.

Aqui também é necessário investigar os canais que fazem mais sentido para sua empresa. Por exemplo: dependendo do segmento, o LinkedIn pode ser mais eficaz do que o Facebook, ou vice-versa. E assim por diante, analise as principais possibilidades criteriosamente.

Tendo os principais canais na ponta do lápis, é possível estimar o quanto será alocado para fazer sua empresa crescer com marketing digital.

Precisa de ajuda para entender, investigar e escolher os melhores canais para sua companhia? Entre em contato com especialistas para tomar a decisão correta!

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