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Por que as métricas interferem nas ações de marketing digital?

O marketing digital possui diversos atrativos, mas, com certeza, a análise de métricas e a segmentação de público estão entre os principais. A importância dos números vai muito além da medição de resultados de uma campanha ou de performance de um website.

As métricas também colaboram para que os processos de benchmark – método que mensura ações, produtos e serviços da concorrência – sejam realizados rigorosamente.

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Mas por que é tão importante medir?

O monitoramento e análise de resultados é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, pois permite avaliar a eficácia de uma campanha, ajuda a reduzir custos e a aperfeiçoar os processos.

Para isso, é fundamental que a empresa seja realista em relação ao investimento e metas determinados no planejamento.

Calcule o ROI – Retorno sobre o Investimento – de todas as estratégias, como anúncios, redes sociais, blogs, e-mail marketing e outras plataformas. Faça a análise separadamente para identificar os canais e ações que obtiveram os melhores resultados.

Controlar o CAC – Custo de Aquisição por Cliente –  também é fundamental, pois a métrica mostra qual é o investimento necessário para converter um cliente. Além disso, o indicador aponta a trajetória necessária para que o cliente pague o que foi investido.

Com esses dados é possível ter uma parâmetro mais preciso das estratégias que apresentam mais retorno e as que não estão apresentando bons índices.

Mas como mensurar?

A internet oferece diversos programas e sites de medição. A seguir, separamos algumas plataformas que podem facilitar o processo de análise, acompanhe!

“Profissionais de marketing não gostam de mensurar resultados. Apenas 15% deles o fazem. Mas sem mensurar resultados, como podem saber se aquilo que fazem está funcionando? Pegar o telefone e conversar com os seus consumidores também é uma forma de mensurar resultados.”

Jon Wuebben, CEO da Content Launch e autor de Content is Currency.

 

4 plataformas para mensurar resultados de marketing digital

Mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO, links patrocinados, e-mail marketing e remarketing estão entre os métodos mais utilizados de marketing digital e, todos eles, devem ser monitorados. Veja algumas ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa.

1. Google Analytics

O Analytics é a plataforma mais completa e utilizada para analisar o desempenho de portais e blogs. A ferramenta mensura o tráfego pago e direto, visitas de referência e orgânicas, localização geográfica, conversão, comportamento dos visitantes e taxa de rejeição de uma página.

2. SemRush

O SemRush é muito utilizado para avaliar a concorrência (benchmarking). O programa é utilizado para obter insights sobre as estratégias de outras empresas do seu segmento, orgânicas e pagas, avaliar a saúde do seu site e também o ranking de palavras-chaves.

A plataforma também é usada para análise competitiva de domínios, comparação de perfis nas redes sociais, avaliação dos anúncios da concorrência, entre outras funcionalidades.

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3. Screaming Frog

Se você deseja avaliar a qualidade da otimização de seus blogs e sites, o Screaming Frog é uma das opções mais indicadas. O sistema rastreia e analisa todas as informações das páginas, como por exemplo:

  • Títulos;
  • Metadescrições;
  • Metatags de imagem;
  • Links quebrados;
  • Conteúdo duplicado;
  • Integração com analytics.

Com as informações é possível promover as mudanças necessárias para melhorar o posicionamento no Google.

4. Crazy Egg

A plataforma identifica quais são as regiões mais atrativas do seu site com base na forma de interação e navegação do usuário.

O serviço avalia como o internauta se relaciona com os elementos da página. Assim, é mais fácil tornar o seu portal mais interessantes para os visitantes.

Aproveite e veja como um negócio deve agir para acompanhar a “Era Digital”.

E você, já está medindo os seus resultados? Caso tenha dúvidas, não deixe de procurar uma agência de marketing digital!

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