Inbound Marketing: Uma máquina de geração de leads

Você já ouviu falar sobre Inbound Marketing? Esse é um termo que representa um combinado de ações de marketing online que têm o objetivo de atrair e conquistar os consumidores através do consumo de conteúdos relevantes, fazendo com que eles “sozinhos” cheguem até a marca. Neste artigo nós explicaremos melhor o que é Inbound Marketing e como funciona o que chamamos de Marketing de Atração. Confira!

inbound marketing para geração de leads

O que é Inbound Marketing?

O marketing transita por constantes mudanças a cada dia que passa. Hoje, o marketing direto e convencional deu espaço ao marketing de relacionamento que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo relevante para atrair um público-alvo. Resumindo, Inbound Marketing é uma estratégia na qual os consumidores chegam até seu produto ou serviço atraídos pela mensagem da sua empresa.

marketing de atração

E como funciona?

Agora que entendemos o que é Inbound Marketing, é necessário compreender que ele possui um processo de operação que passa por 4 etapas:

Atrair

É a fase de conquista, que possibilita o ganho de visitantes regulares através do consumo de conteúdos criados pela empresa. O fato desses visitantes estarem interessados no que você diz os torna qualificados como futuros consumidores.

Converter

É a etapa que tem como missão converter o máximo possível de visitantes captados em oportunidades reais de venda por meio de conteúdos que entreguem soluções para os “problemas” dessas pessoas.

Vender

Esse é o momento de vender seu produto ou serviço. Nessa fase é importante demonstrar o quanto sua marca é relevante, que a relação custo-benefício é a melhor do mercado e que fazer negócio com você é fazer um ótimo negócio.

 Encantar

Essa pode ser a etapa mais importante, que requer atenção especial e a oferta da melhor experiência possível ao consumidor, pois é aqui que seu cliente se tornará fã e será um canal de divulgação da sua marca. Portanto, os conteúdos criados devem ajudar a manter e fortalecer cada vez mais os vínculos entre vocês.

A trajetória do Inbound Marketing no funil de vendas

Um método utilizado que ajuda a entender melhor o que é inbound marketing e definição dos processos, é o conceito de funil de vendas, no qual cada etapa possui uma função no processo de tomada de decisão do cliente. Veja a seguir:

  • Topo (atração e conversão)

Representa o aprendizado e momento de descoberta da marca pelo cliente. Nesta etapa o Inbound surge em formato de marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais, SEO, landing pages, formulários, calls to action, etc.

  • Meio (oportunidade)

Relativo à consideração e intenção de compra. No meio do funil, o Inbound Marketing se apresenta em forma de automação de marketing, e-mails marketing, entre outros conteúdos sequenciais para nutrir os leads, com o objetivo de guiar os clientes pelo funil de compras até a efetivação da venda.

  • Fundo (cliente)

Momento da avaliação e decisão de compra. Relacionamento com o cliente por meio de mensagens personalizadas, pós-venda, conteúdos relevantes entregues regularmente, conteúdos avançados, entre outras ações de fidelização. 

Mensurar é preciso

Além de auxiliar o crescimento e venda da marca, o Inbound Marketing é a forma mais eficiente de trabalhar as estratégias digitais, pois por meio dele é possível medir resultados e acompanhar e otimizar a evolução dos negócios. Para isso, é necessário traçar uma estratégia de marketing eficiente que possua métricas e indicadores-chave de desempenho (mais conhecidos como KPIs), para avaliar os resultados de forma rápida e precisa. Nós falamos sobre os KPIs do Marketing Digital neste artigo. Continue acompanhando o blog da Actwork para conferir os conteúdos dessa verdadeira saga do marketing digital!

Fonte: rockcontent.com

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