Grande parte dos estímulos do ser humano vem a partir da visão. Fome, sede, paixão, raiva, dentre outros desejos e sentimentos são facilmente aguçados pelo olhar. Quanto ao seu conteúdo como empresa, você também pode fazer seu público se interessar ainda mais utilizando ferramentas visuais. Saiba o que é infográfico a seguir e como usar esse recurso como estratégia de marketing digital no seu negócio!
O que é infográfico?
Infográfico é uma ferramenta visual que facilita a compreensão de um conteúdo, tornando as informações mais organizadas, de um jeito atrativo. Serve para fugir de um texto corrido padrão, sendo então uma mensagem mais fácil de ser absorvida.
Ele geralmente conta com: textos curtos, imagens (desenhos, ilustrações, vetores ou fotografias), gráficos, cores, dentre outros elementos que, quando integrados, passam informações de forma dinâmica.
Essa facilidade de compreensão pode ser percebida com o aumento da popularidade do Instagram, justamente por ser uma rede social mais visual e que entrega conteúdos mais diretos.
Quais as vantagens de fazer infográficos para seus contatos?
Infográficos são extremamente versáteis. Com eles você pode criar diferentes tipos de conteúdo, como uma comparação entre seus produtos; vantagens de planos diferentes de algum serviço; pode contar uma história em forma de timeline, como num “Quem Somos”; explicar algo difícil e cheio de regras para seu lead de um jeito mais fácil; dentre outros.
Uma das primeiras vantagens que você pode notar é o aumento de tráfego no seu site. Conteúdos atrativos têm maior probabilidade de reter público e gerar compartilhamentos. Além disso, ele te posiciona positivamente nas ferramentas de busca, portanto é uma métrica que aumenta rapidamente.
Também é possível gerar mais leads. Grande parte do seu público pode ser convertido em cliente, ao identificar que você é uma autoridade no assunto nas soluções para as dores que ele tem, fazendo com que essa ferramenta auxilie nesse aumento de credibilidade.
Dentre outras vantagens estão:
- Aumento de engajamento e interações com seu público;
- Possível reativação de leads antigos;
- Qualificação de leads atuais;
- Maiores chances de o público ler seu conteúdo até o final e muito mais.
5 passos para elaborar um infográfico
Ficou interessado, né? Saber o que é infográfico é o primeiro passo para realizar uma boa estratégia de marketing digital, pois eles realmente são meios atrativos, tanto para quem cria e divulga quanto para quem consome. Confira os passos a seguir e saiba como criar infográfico para inserir nas suas estratégias digitais:
- Faça um esboço: Trace objetivos, público-alvo, desenhe os elementos estruturais, esquematize ideias e também pense na ordem dos dados ao longo do infográfico.
- Crie o conteúdo: Reúna as informações necessárias para entrar no seu material. Enriqueça com dados relevantes, apresentando números, estatísticas e comparações encontradas em pesquisas científicas, matérias de jornais, vídeos, podcasts, etc. E sempre divulgue as fontes coletadas!
- Crie o layout: Depois de preparar o conteúdo, crie um layout atrativo. Se você não tem o know-how para os programas de edição, vale a pena contratar quem entende do assunto para fazer uma diagramação bonita e funcional.
- Não esqueça do CTA: Sempre entregue um infográfico com um CTA ao final, sendo essencial para levar seu contato à próxima fase do seu funil. O público pode ser direcionado a um site ou blog, pode deixar contato para sua equipe ligar, etc.
- Crie uma Landing Page: Essa é outra forma de conversão, em que você entrega um conteúdo interessante em forma de LP, podendo ser sobre seus produtos e serviços, e tem chances de captar contatos ao final.
Pode parecer uma tarefa simples, mas fazer infográfico demanda estratégias por trás, além de conhecimento técnico na hora de elaborá-lo com criatividade. Para isso, conte com um bom time de profissionais de marketing ao seu lado, para tudo funcionar conforme você deseja, desde antes da montagem do seu infográfico.
Agora que você entendeu o que é infográfico, que tal saber mais? Temos outro material sobre Marketing de Conteúdo que você pode gostar. Veja aqui!