Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada para smartphones que ganhou fãs em diversos países. O game surgiu de uma parceria entre a Niantic, Inc., a The Pokémon Company e a Nintendo.
De acordo com a SurveyMonkey, o número de jogadores ativos por dia, nos Estados Unidos, atingiu 21 milhões. A pesquisa também apontou que, na terra do Tio Sam, o número de adeptos de Pokémon Go nos smartphnes com Android já é superior aos usuários do Twitter.
Mas por que virou febre?
O fenômeno Pokémon foi criado por Satoshi Tajiri em 1996. A princípio era um jogo de RPG para vídeo games, mas com o sucesso, logo foi adaptado para TV e filmes, o que tornou a saga ainda mais conhecida.
O aplicativo foi lançado mundialmente em 2016 e chegou ao Brasil no início de agosto. O game, que mistura realidade e ficção, tem como principal objetivo a captura dos monstrinhos virtuais.
Para caçar os pokémons, basta ativar o GPS do dispositivo móvel. Na tela do telefone é possível ver o mundo real pela câmera do celular, mas habitado pelas famosas criaturas. Para capturá-las o jogador deve atirar uma pokébola na direção do monstrinho virtual.
Acompanhe o trailer oficial:
Para alcançar os seus objetivos, os jogadores frequentam dois tipos de lugares: Poké-stops e Gyms – ginásios. O primeiro é um ponto de referência, onde é possível receber itens do jogo gratuitamente. Já os ginásios são os locais onde os ‘treinadores’ fazem as batalhas de pokémons.
Além de serem valiosos para o game, as áreas podem funcionar como iscas de pokémon e, consequentemente, de jogadores, o que chamou a atenção de comerciantes, que estão apostando no app como uma ferramenta de marketing digital.
Veja como os estabelecimentos estão usando o game para aumentar o lucro e a frequência de seus negócios.
Como atrair mais clientes com Pokemon Go?
Segundo o jornal New York Post, um restaurante em Nova Iorque aumentou suas vendas em 75% após ativar o “módulo de atração” do Pokémon Go, que atrai os monstrinhos virtuais de acordo com a localização geográfica que escolher.
No lançamento mundial o game permitia que os usuários enviassem pedidos de novos Ginásios e pokestop. No entanto, essa opção está fora do ar. Por conta da enorme quantidade de solicitações, é provável que a Niantic tenha suspendido temporariamente os pedidos de inscrição.
Mesmo assim, algumas empresas e estabelecimentos conseguem usar a criatividade e pegar carona no sucesso de Pokémon Go. Acompanhe:
É importante ressaltar que para utilizar o aplicativo como ferramenta de marketing é fundamental saber como funciona para explorar todas as possibilidades. Por isso, baixe o game o mais rápido possível e comece a caçar pokémons também.
Ofertas especiais
Uma empresa de turismo, localizada no Tennessee, criou um pacote de passeios especiais Pokémon Go. Os clientes são levados para locais específicos para capturar os monstrinhos. A excursão custa cerca de 45 dólares.
Engajamento nas redes sociais
As mídias sociais são excelentes plataformas para interagir com o público-alvo. E você pode aproveitar a viralização do app para se comunicar com os seus seguidores.
Antes de você capturar um pokémon no seu espaço físico, você pode tirar uma pokerselfie e publicar nas redes sociais para fazer uma brincadeira com os usuários. Muitas marcas já estão usando este artifício e aumentando o engajamento nos perfis corporativos.
Aviso sobre Pokémons raros
Como falamos no item acima, as redes sociais são aliadas das marcas, mas além da divulgação virtual, você pode colocar uma sinalização na sua loja.
Alguns pokémons são raros e só podem ser capturados em uma região específica. Se você encontrou algum perto do seu negócio, vale avisar os fãs no Facebook e colocar uma placa no seu estabelecimento para atrair jogadores.
Recarga de bateria
Para capturar os famosos pokémons, os ‘treinadores’ gastam muita bateria dos celulares. Você pode aproveitar a oportunidade e oferecer carregadores e tomadas para que os jogadores recarreguem os seus dispositivos móveis. Não esqueça de divulgar o serviço!
Lures
Os “lures” funcionam como iscas para atrair pokémons para uma área específica. A estratégia acaba atraindo também jogadores, que vão em busca dos monstros virtuais.
A tática é ideal para restaurantes e cafés localizados pertos de pokestops, que podem usar o módulo para atrair clientes, que acabam consumindo algo no local enquanto aguardam as criaturas serem atraídas pela isca.
O Pokémon Go é recente no Brasil, mas, pelo sucesso do game, logo surgirão novidades e funcionalidades, principalmente para as marcas que desejam usar o jogo de realidade como ferramenta de marketing digital.
De acordo com os desenvolvedores, em breve será possível patrocinar uma localização específica.
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