Você pode não ser um heavy user de mídias sociais ou um expert em marketing digital, mas com certeza já escutou o termo “digital influencer”.
A expressão, que na tradução livre significa influenciador digital, é usada para identificar as personalidades que conquistam fama na internet por intermédio de blogs e mídias sociais, como Youtube, Instagram, Facebook e Snapchat.
Basta uma postagem para chover comentários, likes e compartilhamentos sobre o conteúdo da imagem. Se a foto mostra um look do dia, os seguidores querem saber a marca e o preço. Se é um registro com um médico ou esteticista, perguntam sobre a reputação do profissional.
E se você pensa que as atribuições de um digital influencer param por aí, se enganou. A personalidade participa de diversos eventos, como coberturas e inaugurações, além das publicações em blogs, com indicações de produtos e serviços.
Para identificá-los basta observar seus números nas redes sociais, considerando não apenas o total de seguidores, mas o nível de engajamento de cada publicação.
É importante salientar que muitos influenciadores não possuem blog. Eles utilizam apenas as plataformas sociais para se relacionarem com o público.
Mas será que vale a pena depositar as suas fichas nessa estratégia de divulgação?
Vale a pena apostar em um digital influencer?
Os blogueiros e web celebridades possuem uma legião de fãs de diversas faixas etárias, que os acompanham diariamente na internet.
Esses novos formadores de opinião chamaram a atenção de muitas marcas, que apostam suas fichas na credibilidade dos influenciadores para divulgar seus produtos e serviços por meio dos publiposts.
No início, era possível trocar as publicações por mercadorias, descontos ou viagens, dependendo do segmento do anunciante. No entanto, já tem um tempo que a compensação financeira prevalece nesse tipo de negociação.
As negociações com os influenciadores, que no início parecia ser apenas mais um fenômeno da era digital, é, na verdade, uma alternativa ao marketing interruptivo. Não é novidade que o comportamento do consumidor mudou. Hoje, além de pesquisar online antes de comprar, o internauta busca recomendações.
Isso justifica a procura por pelos “garotos propaganda” da era digital. Afinal, quer recomendação melhor do que a de uma pessoa que você admira e considera a opinião relevante?
No entanto, é fundamental que as empresas tomem cuidado com esse tipo de ação, não só com relação ao público-alvo, mas também com a reputação da personalidade escolhida.
A seguir, acompanhe uma lista de cuidados que devem ser seguidos antes de contratar os serviços de um digital influencer, acompanhe:
- O primeiro passo é planejar a ação e analisar se realmente é a melhor maneira de anunciar o seu material;
- Se você optar pela estratégia, a escolha do influenciador é a etapa seguinte. Lembre-se que a seleção deve levar em consideração a relevância do youtuber ou blogueiro para o seu público alvo;
- Veja se a web celebridade tem conexão com a sua marca. Para que a estratégia seja efetiva é fundamental que a personalidade abrace a causa de verdade e tenha entusiasmo ao apresentar o produto;
- Observe número de seguidores e engajamento. Lembre-se, para esse tipo de ação, o mais importante é a interação. Afinal, é um tipo de anúncio que permite um diálogo com o consumidor;
- Não esqueça de monitorar e apurar as métricas da sua ação. Essa é a melhor maneira de avaliar se os seus esforços estão trazendo os resultados esperados.
Quer saber mais sobre essa e outras táticas de marketing digital? Envie a sua dúvida e continue acompanhando o nosso blog!