A tendência é o investimento em multicanais de compras, conhecido como Omnichannel, que oferece uma experiência completa e, acima de tudo, liberdade para o cliente escolher onde quer comprar.
Por muito tempo, o Mobile-Only guiou as estratégias de publicidade e marketing dos e-commerces, com o pressuposto de que as compras eram concretizadas totalmente (ou em sua maioria) nos smartphones e tablets.
Mas os consumidores, cada vez mais exigentes, buscavam por experiências de compras que pudessem oferecer a eles maior liberdade de escolha, com mais opções online e também unindo o off-line presencial.
Em resumo, a estratégia Omnichannel busca exatamente isso: estreitar a relação entre online e off-line, enriquecendo a experiência de compra dos clientes.
A estratégia em partes
Omni em latim significa “todo”, “inteiro”. E channel significa canal. Portanto, o Omnichannel pode ser traduzido como “todos os canais”, tais como: plataformas online que podem ser usadas em desktop ou dispositivos móveis, telefone, canais off-line como lojas físicas ou visitas personalizadas, etc.
Quanto mais canais de venda você oferecer ao seu cliente, mais por dentro da tendência Omnichannel o seu negócio está.
Mas por que o Omnichannel virou tendência?
Simplesmente porque a competição está acirrada lá fora! Os hábitos de compra dos consumidores estão em constante mudança. E depois de meses fazendo todas as compras de forma quase que absolutamente online devido à pandemia, o consumidor está mais uma vez mudando seu comportamento.
Segundo a pesquisa Market Review – Edição 1: Tendências do E-commerce para 2022, 74% dos entrevistados pesquisam o produto na Internet para depois comprarem na loja física. Além disso, 84% dos entrevistados primeiro experimentaram o produto na loja física para depois concretizarem a compra pela internet.
Viu só? O online e o off-line estão cada vez mais entrelaçados e funcionando como um complemento do outro, já que a tendência geral é iniciar a compra em um canal e terminar em outro!
Integrar o online e o off-line é uma tendência. Mas não é caro?
Ter diferentes plataformas de venda realmente não é uma decisão simples de se tomar, principalmente porque exige um grande investimento financeiro. Mas a ideia do Omnichannel não é somente expandir as opções do cliente, e sim melhorar a experiência de compra, e investir nisso sempre vale a pena!
O relatório The Experience Impact 2019 da Merkle aponta que 66% dos consumidores se preocupam mais com a experiência do que com o preço do produto ou serviço. E não é só isso: 52% dos consumidores já pararam de comprar de uma marca devido à experiência ruim no ambiente online.
Quais as vantagens do Omnichannel?
Investir na estratégia Omnichannel para expandir e melhorar a experiência de compras do seu cliente traz muitas vantagens, entre elas:
- Multicanais de compra trazem mais credibilidade para a marca.
- O consumidor se sente mais seguro podendo recorrer a um ponto físico.
- Melhora a coleta de dados, a captação, a conversão e a fidelização.
- Pode ser o fator-chave para se destacar da concorrência.
Agora que provamos para você que o off-line está tão vivo quanto o online, saiba que o investimento em ações e materiais off-line ainda mostra sua importância. Afinal, todos os seus canais de venda precisam de apoio comercial.
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