Para que você possa acompanhar a performance de suas estratégias digitais é necessário saber exatamente o que tem sido feito. Além disso, só assim é possível calcular o Custo por Lead e o Custo por Aquisição, expressões que dizem respeito ao retorno do investimento em Marketing.
Caso contrário, fica muito difícil compreender os resultados, se é que estão sendo mensurados e analisados. Sem entender os resultados toda ação torna-se intuitiva. E convenhamos: o Marketing Intuitivo já é passado, pois não é capaz de apresentar às empresas soluções estáveis e que alavanquem suas vendas.
Uma das primeiras perguntas que alguém faz (mesmo que apenas para si mesmo) antes de investir é: o quanto isso me trará de volta? No Marketing Digital é possível responder a essa pergunta, desde que profissionais qualificados estejam encarregados. Veja a seguir como:
Como calcular o Custo por Lead e o Custo por Aquisição no Marketing Digital?
As fórmulas para calcular esses dados são simples e bem fácil de usar!
O Custo por Lead, ou CPL, vai nos mostrar o quanto você gasta com uma determinada estratégia para gerar um lead. Para calculá-lo, basta dividir o seu investimento em Google Ads, por exemplo, pela quantidade de leads gerado pela mesma.
CPL = Valor Investido na Estratégia / Leads Gerados por Ela
Você pode, inclusive, separar períodos de tempo diferentes e analisar, também, o Custo por Lead com o passar do tempo, para verificar se o seu lead tem ficado mais caro, mais barato ou se manteve num patamar próximo.
Já o Custo por Aquisição diz respeito ao valor gasto em determinada estratégia para gerar uma venda. O Cálculo é parecido com o anterior: basta dividir o número de vendas pelo valor do investimento.
Fazendo os cálculos, é possível rapidamente possuir em mãos um panorama de como andam suas estratégias e o Marketing de sua empresa. Mas, para isso, é preciso saber primeiramente onde seu dinheiro está sendo colocado.
Tem alguma dúvida a respeito? Entre em contato e fale com especialistas.