O marketing digital possui diversos atrativos, mas, com certeza, a análise de métricas e a segmentação de público estão entre os principais. A importância dos números vai muito além da medição de resultados de uma campanha ou de performance de um website.
As métricas também colaboram para que os processos de benchmark – método que mensura ações, produtos e serviços da concorrência – sejam realizados rigorosamente.
Mas por que é tão importante medir?
O monitoramento e análise de resultados é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, pois permite avaliar a eficácia de uma campanha, ajuda a reduzir custos e a aperfeiçoar os processos.
Para isso, é fundamental que a empresa seja realista em relação ao investimento e metas determinados no planejamento.
Calcule o ROI – Retorno sobre o Investimento – de todas as estratégias, como anúncios, redes sociais, blogs, e-mail marketing e outras plataformas. Faça a análise separadamente para identificar os canais e ações que obtiveram os melhores resultados.
Controlar o CAC – Custo de Aquisição por Cliente – também é fundamental, pois a métrica mostra qual é o investimento necessário para converter um cliente. Além disso, o indicador aponta a trajetória necessária para que o cliente pague o que foi investido.
Com esses dados é possível ter uma parâmetro mais preciso das estratégias que apresentam mais retorno e as que não estão apresentando bons índices.
Mas como mensurar?
A internet oferece diversos programas e sites de medição. A seguir, separamos algumas plataformas que podem facilitar o processo de análise, acompanhe!
“Profissionais de marketing não gostam de mensurar resultados. Apenas 15% deles o fazem. Mas sem mensurar resultados, como podem saber se aquilo que fazem está funcionando? Pegar o telefone e conversar com os seus consumidores também é uma forma de mensurar resultados.”
Jon Wuebben, CEO da Content Launch e autor de Content is Currency.
4 plataformas para mensurar resultados de marketing digital
Mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO, links patrocinados, e-mail marketing e remarketing estão entre os métodos mais utilizados de marketing digital e, todos eles, devem ser monitorados. Veja algumas ferramentas que podem te ajudar nesta tarefa.
1. Google Analytics
O Analytics é a plataforma mais completa e utilizada para analisar o desempenho de portais e blogs. A ferramenta mensura o tráfego pago e direto, visitas de referência e orgânicas, localização geográfica, conversão, comportamento dos visitantes e taxa de rejeição de uma página.
2. SemRush
O SemRush é muito utilizado para avaliar a concorrência (benchmarking). O programa é utilizado para obter insights sobre as estratégias de outras empresas do seu segmento, orgânicas e pagas, avaliar a saúde do seu site e também o ranking de palavras-chaves.
A plataforma também é usada para análise competitiva de domínios, comparação de perfis nas redes sociais, avaliação dos anúncios da concorrência, entre outras funcionalidades.
3. Screaming Frog
Se você deseja avaliar a qualidade da otimização de seus blogs e sites, o Screaming Frog é uma das opções mais indicadas. O sistema rastreia e analisa todas as informações das páginas, como por exemplo:
- Títulos;
- Metadescrições;
- Metatags de imagem;
- Links quebrados;
- Conteúdo duplicado;
- Integração com analytics.
Com as informações é possível promover as mudanças necessárias para melhorar o posicionamento no Google.
4. Crazy Egg
A plataforma identifica quais são as regiões mais atrativas do seu site com base na forma de interação e navegação do usuário.
O serviço avalia como o internauta se relaciona com os elementos da página. Assim, é mais fácil tornar o seu portal mais interessantes para os visitantes.
Aproveite e veja como um negócio deve agir para acompanhar a “Era Digital”.
E você, já está medindo os seus resultados? Caso tenha dúvidas, não deixe de procurar uma agência de marketing digital!