Smartphones e tablets são cada vez mais consumidos no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada pela Nielsen, em 2015, os usuários que passaram a usar dispositivos móveis para acessar a internet ultrapassou a casa dos 72 milhões.
Por isso, se você já possui um site, mas ele ainda não está otimizado para o mobile, você precisa consultar a sua agência de performance e adaptar a sua página. Essa adequação é tão importante quanto investir em outras estratégias.
Oferecer uma excelente experiência ao usuário deve ser a principal premissa das suas páginas, pois cerca de 80% das pessoas deixam de comprar um produto/serviço porque acessam sites que não estão preparados para dispositivos móveis.
Frequentemente, empresários que desejam utilizar novas tecnologias para melhorar a usabilidade da sua plataforma ficam em dúvida se devem investir em um site responsivo ou em uma versão mobile. Os termos parecem similares, mas tem características distintas. Entenda os conceitos:
Qual a diferença entre um site responsivo e uma versão mobile?
Apesar das muitas discussões sobre qual estratégia é mais eficaz, elas não competem entre si, pois cada uma atende exigências distintas.
O site responsivo é preparado para funcionar em qualquer dispositivo móvel, ou seja, celulares e tablets de diferentes tamanhos de tela. A versão única da página se adapta a qualquer browser e sistema operacional.
Já a versão mobile é projetada especificamente para smartphones e tablets e não é visualizada em notebooks, por exemplo. Funciona como uma adaptação da sua página institucional (conteúdo e imagens) para celulares e afins. A alternativa torna a experiência mais agradável para os mobinautas, uma vez que cada versão do site é projetada especificamente para cada plataforma: desktop ou mobile.
A seguir, acompanhe alguns dados sobre os dispositivos móveis:
16 Fatos e curiosidades sobre comportamento do usuário e uso mobile
1 – Em 2015 uma das atualizações do Google ganhou o apelido de Mobilegeddon, junção de mobile e armageddon. O update favorece as plataformas responsivas, inclusive quando as buscas são realizadas por celulares e afins.
2 – Muitos especialistas desprezam a taxa de rejeição dos sites, mas os motores de busca avaliam o percentual como um indicador de conteúdo irrelevante. Ou seja, é um elemento que tem relação com a satisfação do usuário ao navegar pela página. Ter um site preparado para os mobinautas ajuda a reduzir essa taxa.
3 – Segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015, cerca de 15% dos brasileiros que acessaram a internet em celulares e tablets realizaram pelo menos uma compra.
4 – Entre 2014 e 2015, a taxa de conversão em smartphones aumentou cerca de 450%.
5 – No Brasil existem 78 milhões de contas nas mídias sociais que são acessadas via telefone, o que equivale a 38% da população total. Vale ressaltar que uma mesma pessoa pode ter mais de uma conta. Ou seja, os dados não representam usuários únicos.
No entanto, vale ressaltar que se o seu conteúdo social estiver otimizado para os eletrônicos, você aumentará as chances de visualizações, likes e compartilhamentos nas redes.
6 – Por ser preparado para diversas resoluções, o design responsivo permite uma fácil adaptação às novas tecnologias que possam surgir.
7- 57% dos celulares dos Estados Unidos e 68% do Reino Unido são smartphones.
8- Na Coréia do Sul e em Singapura o número de smartphones ultrapassa 80%. A estimativa é que em 2018 metade dos celulares do mundo tenham essa tecnologia.
9 – Cerca de 84% dos consumidores que adquirem produtos via celular usam o dispositivo dentro das lojas físicas. Geralmente, as ferramentas de comparação de texto estão entres as categorias mais utilizadas.
10 – Usuários que compram pela internet costumam gastar mais do que a média.
11 – As redes sociais, buscadores, e-mails, games e bancos são as plataformas mais acessadas via celulares.
12 – Os mobinautas são mais abertos às publicidades. 56% prestam atenção nos anúncios, 62% acham as campanhas úteis e 89 % gostam quando as empresas divulgam anúncios que os ajudem a ser mais eficientes.
13 – Nos Estados Unidos, 92% da população adulta possui um telefone celular.
14 – Atualmente, existem em torno de 7,3 bilhões de contratos com operadoras de celulares no mundo inteiro. A expectativa até 2021 é que este número alcance 9,1 bilhões.
15 – 40% das compras passam por um processo de navegação em smartphones por meio de apps.
16- Apesar das vantagens notáveis do mobile, apenas 12% dos desenvolvedores consideram a estratégia uma prioridade.
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