Como é o processo de criação em uma agência de Marketing Digital?

Como é o processo criativo de uma agência de marketing digital

Existem diferenças entre o processo criativo em uma agência de marketing tradicional e uma agência de marketing digital? Confira o artigo.

Seja qual for a natureza de uma agência de marketing, uma coisa permanece a mesma: a necessidade de haver um processo criativo para o desenvolvimento de peças, materiais e campanhas. Fundamentalmente, podemos dizer que não existe muita diferença entre o processo de uma agência de marketing digital para uma agência de marketing comum.

Mas o que pode mudar em uma agência de marketing digital é o tipo de entrega, o escopo contratado pelo cliente e os departamentos envolvidos em cada entrega. Uma agência de marketing digital possui um departamento de Criação assim como em qualquer outra agência, composto por diretor de criação, diretores de arte, redatores e designers.

Este departamento estará envolvido na grande maioria dos projetos. Mas, diferente de uma agência de marketing tradicional, uma agência de marketing digital precisa fazer entregas que envolvem outros departamentos, como Web e Performance, por exemplo.

O processo passo a passo

Para deixar mais claro, podemos dissecar o processo criativo em uma agência de marketing digital usando como exemplo o projeto de um website.

O primeiro passo se dá pela coleta das informações, que é feita pelo time de atendimento por meio de uma reunião com o cliente. Em seguida, essa informação bruta é trabalhada, lapidada e transformada em um briefing que irá direcionar o trabalho de cada equipe envolvida.

No caso de um website, a primeira entrega vem da equipe de Web que desenvolve um Raf, um esboço do site, uma espécie de mapa desenhando a disposição do site, as áreas que farão parte dele, a divisão de informação da home, entre outros. Como vimos, o departamento de Web já é um dos primeiros a serem envolvidos em uma agência de marketing digital.

Com o raf aprovado pelo cliente, a equipe de Criação começa a se envolver no projeto. Os diretores de arte e designers começam a trabalhar na identidade visual do site, enquanto os redatores desenvolvem os textos que estarão nele. Em paralelo, a equipe de Web começa a desenvolver o site trabalhando na navegação, usabilidade, programação de códigos, entre outros.

Com o site pronto e aprovado pelo cliente, o trabalho da agência de marketing digital ainda não está pronto! O time de Performance agora irá trabalhar na otimização de busca, garantindo que o site esteja sempre muito bem ranqueado nos buscadores. Além disso, a Performance também cuida das informações de acesso e de tudo que é preciso para que haja tráfego qualificado nele.

E mais: a agência de marketing digital também oferece suporte e manutenção do site, o que pode envolver todas as equipes citadas dependendo da demanda de suporte.

Como pudemos ver, uma agência de marketing digital envolve mais equipes no processo de criação de seus projetos online em comparação com um projeto off-line.

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