Qual lado do cérebro tem mais a ver com o Marketing: o criativo ou o lógico?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre os dois lados do cérebro, não é mesmo? No artigo de hoje vamos ligar essa teoria, muito difundida popularmente, ao Marketing, mostrando como a criatividade e/ou a lógica fazem parte do dia a dia de um profissional da área!

Marketing e os dois lados do cérebro

A teoria de que a criatividade e a lógica correspondem aos lados do cérebro humano afirma que o hemisfério esquerdo é responsável pela lógica, abrangendo a matemática, fatores analíticos, informações sequenciais, razão etc; enquanto o direito é composto pela criatividade (e também pode ser chamado de hemisfério intuitivo): nele predominam as funções artísticas, a percepção, a expressão emocional, entre outras.

Sendo assim, poderíamos dizer que um autor, ao escrever um romance, colocando nele profundas emoções e criando toda uma história para o livro, utilizou majoritariamente o lado direito. Em contrapartida, um engenheiro, ao participar do projeto de uma casa, toma suas decisões baseadas em cálculos e preceitos matemáticos, logo, ele está utilizando o lado esquerdo.

Esse conceito de “dualidade cerebral” é bastante usado para descrever a personalidade das pessoas no dia a dia: é muito fácil perceber alguém que tenha uma familiaridade com as artes desde criança, por exemplo. E assim por diante, torna-se um elemento útil para tentar entender o comportamento daqueles que nos rodeiam.

De onde surgiu essa ideia?

Roger Sperry, um neurobiologista e fisiologista nascido nos Estados Unidos, foi o difusor dos diferentes hemisférios cerebrais.

Sperry, ao tratar casos de epilepsia, elaborou uma técnica onde se cortava o corpo caloso (um conjunto de fibras que ligam os dois lados cerebrais).

Sendo essa uma técnica com bons ganhos para o tratamento da epilepsia, foi empregada diversas vezes. Porém, o neurobiologista começou a identificar uma característica peculiar em seus pacientes: a forma como se expressavam e agiam diante das situações cotidianas havia mudado!

Alguns se expressavam apenas através da criatividade e intuitivamente, enquanto que em outros dominava a lógica e o comportamento metódico. Havia se perdido o equilibro das funções!

A partir dessa análise de seus pacientes que Sperry obteve a percepção dos diferentes hemisférios cerebrais. Este estudo lhe rendeu o prêmio Nobel (junto com David Hubel e Torsten Wiesel) de fisiologia ou medicina de 1981.

Marketing e os lados do cérebro

Bem, como dissemos no início, agora vamos a ver qual lado do cérebro tem mais a ver com o nosso Marketing de cada dia!

Responda essas perguntas:

  • Em que área você atua?
  • Quais são suas tarefas diárias?
  • Mexe com muitas análises?
  • Cria campanhas?

Sua área atual já pode dar alguns indícios de qual parte é mais usada no dia a dia.

Por exemplo: um redator que se depara com um job, onde é necessária a criação de uma campanha criativa, irá demandar o uso do lado direito. Bem como um analista de desempenho, ao se deparar com métricas e afins, usará, principalmente, o hemisfério esquerdo para avaliar como estão os números do cliente.

Então o Marketing demanda apenas um hemisfério de acordo com a função de cada profissional?

Não, pelo contrário! Um profissional completo é capaz de avaliar e criar de acordo com cada situação, usando assim, os dois lados do cérebro de forma conjunta!

Em linhas precisas, o Marketing exige criatividade para trabalhar campanhas dos mais diversos clientes, ao mesmo tempo em que precisa de uma visão pragmática para manter os números e os resultados a seu favor!

Marketing é a execução simultânea da criatividade e da lógica!

E você, considera qual dos lados mais utilizado em sua vida? É uma pessoa mais criativa ou racional? Deixe a resposta nos comentários!

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