Você já parou para pensar como está a imagem da sua empresa para o público? Imagem é a maneira como a empresa é percebida pelos clientes. Ela irá influenciar diretamente na decisão de compra.
E essa imagem começa a ser formada desde a primeira impressão. Estudos em Psicologia mostram que em poucos segundos o cérebro humano constrói imagens difíceis de serem apagadas posteriormente e elas continuam se impondo por muito tempo, mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento.
Mas existem ferramentas importantes que podem ajudar você a obter sucesso quando o assunto é alcançar a empatia do público, tais como o Storytelling e o Truthtelling.
O Storytelling é a técnica de contar suas histórias com emoção. Mas é preciso contar ao seu público uma história autêntica que transmita seus valores e o porquê de você fazer o que faz – isso é Truthtelling. Quando você obtém sucesso nesses aspectos, a conexão com o público acontece.
Entenda sobre os conceitos de Storytelling e Truthtelling no artigo!
Storytelling
O termo Storytelling já virou moda no universo do marketing, e quando começou a dar suas caras por esse segmento, revolucionou com seu conceito de usar técnicas narrativas para transformar conteúdos vendedores em uma jornada com o intuito de criar conexão emocional.
Ótimo! Mas os anos passaram, os tempos agora são outros, e contar uma história sem propósito hoje pode ser pouco para fazer o seu público se identificar.
Agora, é mais que contar uma história com lógica, contexto e bem estruturada. Você precisa de verdade. E aí entra em cena o Truthtelling.
Truthtelling
O Truthtelling é o tempero que o Storytelling precisa para ser inspirador. Ele traz um aspecto mais humano à narrativa e de mais transparência ao discurso.
Ele foge um pouco daquele mundo perfeito e sem defeitos para se apoiar em histórias e situações reais, essas sim que motivam e geram conexões fortes no maior estilo “gente como a gente”.
Em um âmbito mais social, o truthtelling pode até mesmo evidenciar injustiças e corrigi-las pelo simples fato de contar histórias que antes não tinham visibilidade. Esse é o poder da verdade!
Mas na prática, o que muda?
Um exemplo que conhecemos muito bem na publicidade é o famoso “comercial de margarina”. A história da família perfeita, espirituosa, sempre de bom humor, disposta a distribuir sorrisos desde as 7h da manhã na mesa do café. Essa é a história perfeita! Mas hoje em dia, quem realmente consegue se identificar com isso?
A junção do Storytelling e Truthteling exploram as nuances da vida, cutucam as imperfeições, mostram as diferenças e dão luz a outras perspectivas de vida. Mas é claro que a sua marca/produto/serviço não precisa ir assim tão longe!
O que queremos dizer é que seu negócio pode se beneficiar muito de uma abordagem mais autêntica, transparente e franca – já é um ótimo começo!
Empatia e confiança do público: temos!
Usando o Storytelling e o Truthtelling, uma empresa que tenha suas ações de comunicação e relacionamento bem planejadas, integradas e alinhadas ao seu posicionamento terá muito mais chances de causar uma boa primeira impressão e conquistar uma boa reputação junto ao seu público-alvo, conquistando sua simpatia e confiança e entrando em sintonia com ele.
E essa confiança é a crença de que sua empresa não falhará em entregar aquilo que promete. Afinal, com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades!